As tradições deste período de Páscoa também estão chegando ao mundo animal. O programa de enriquecimento ambiental do Gramadozoo entrou no clima das comemorações.
Nas atividades temáticas da Semana Santa, a equipe técnica utilizou peixes e ovos feitos com material reciclável na dinâmica com onças, pumas, quatis e o tuiuiú. O objetivo dos enriquecimentos é manter o bem-estar animal.
As onças-pintadas ganharam peixes no espeto. Os curiosos quatis foram presenteados com porongos recheados com frutas, ovos cozidos e iscas de peixe. Já no recinto dos pumas, foram pendurados ovos e cenouras produzidos com material reciclável e não tóxico. No interior das embalagens, foram colocados peixes.
“Os ovos foram produzidos com papel machê. Usamos cola natural. Para colorir o papelão, utilizamos tinta atóxica”, explica a bióloga Tathiana Gosaric, responsável técnica do zoo.
Além do enriquecimento ambiental, os peixes são usados na alimentação de diversas espécies, como é o caso do tuiuiú e outros animais.
Na programação de Páscoa do local, também serão realizadas atividades de educação ambiental com os visitantes. Brincadeiras educativas, encontros com os tratadores, blitz de conscientização sobre o período de colheita do pinhão e pinturas faciais fazem parte da programação até domingo (31).
LEIA TAMBÉM