VALE DO SINOS
BR-116: Onde serão construídas as duas passagens subterrâneas sob a rodovia no trecho de Novo Hamburgo
Túneis fazem parte das melhorias operacionais e de segurança viária do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit)
Última atualização: 23/04/2024 07:59
A construção de duas passagens subterrâneas sob a BR-116 começa a ser projetada no trecho de Novo Hamburgo.
Uma será construída na altura da Rua Tapes, no bairro Ideal, enquanto que a outra está projetada para sair na altura da Rua Pedro Álvares Cabral, no Rio Branco.
Os dois túneis fazem parte das melhorias operacionais e de segurança viária realizadas pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) no Vale do Sinos e são obras complementares às intervenções no eixo principal da 116, com a implementação da terceira faixa em ambos os sentidos da rodovia.
As passagens inferiores irão conectar bairros do município com a área central, mas também irão servir como opção de acesso para a própria BR-116. Atualmente, uma das poucas opções para essas conexões é o Viaduto Ayrton Senna, que há tempo demonstra estar com sua capacidade de tráfego saturada. Inclusive, o Dnit prevê realizar intervenções no próprio viaduto, com a projeção de alças de acesso alongadas.
Imagens fornecidas pela autarquia federal dão uma noção de como ficarão os dois túneis. Uma das passagens irá conectar os bairros Ideal e Primavera, na altura da churrascaria. A outra obra facilitará a chegada ao Centro para quem estiver nos bairros Rincão e Petrópolis, especialmente.
Obra de macrodrenagem
As obras de construção das duas passagens inferiores dependem da realização de serviços de macrodrenagem nos dois pontos. Uma dessas intervenções já está sendo realizada por equipes do Consórcio BR-116 Norte no final da Rua Tapes há cerca de 30 dias.
A escavação realizada para a obra de drenagem chama atenção de quem passa pelo local devido à profundidade atingida para a instalação da tubulação e a construção das caixas pluviais. Contudo, as cavidades não têm qualquer relação com o túnel que é projetado no trecho.
O Dnit ainda não definiu quando iniciará a escavação de ambos os túneis, mas é fato que o serviço de topografia já foi realizado. Estacas indicando os caminhos que precisam ser abertos para a execução das obras já foram instaladas nos dois pontos.