abc+

FIQUE POR DENTRO

WhatsApp libera pagamentos a empresas e recurso de proteção contra roubo de conta

Confira os detalhes sobre as novidades do aplicativo de troca de mensagens anunciadas nesta semana

ico ABCMais.com azul
Publicado em: 13/04/2023 às 10h:59 Última atualização: 04/03/2024 às 09h:29
Publicidade

Uma novidade liberada pelo WhatsApp possibilita que os usuários façam pagamentos a empresas pelo aplicativo de mensagens. O recurso começou a operar na quarta-feira (12) no Brasil, com autorização do Banco Central. O serviço, que utiliza cartões de crédito, débito e pré-pagos, entra no ar com a participação de 15 bancos e das duas principais bandeiras do mercado.

Novo recurso



Novo recurso

Foto: Reprodução

Para fazer os pagamentos, o cliente final cadastra no app um cartão, do qual os valores enviados serão debitados. É o mesmo esquema de operação das transferências entre pessoas, iniciadas em 2021. As principais mudanças estão na ponta dos lojistas que aceitarão o pagamento: eles farão a adesão por meio do WhatsApp Business, versão do aplicativo de mensagens voltada a empresas, e nele escolherão a empresa de “maquininhas” com que operarão.

Nas transferências de pessoa para pessoa, a Cielo detém a exclusividade do processamento de transações. Nos pagamentos para empresas, o modelo é de plataforma aberta, com a participação de mais agentes. Além da líder de mercado, em um primeiro momento participam das transações a Rede, do Itaú Unibanco, e o Mercado Pago.

Entre os emissores, estão conectados ao sistema Banco do Brasil, Bradesco, BTG Pactual, Caixa, Inter, Mercado Pago, Neon, Next, Nubank, Santander, Sicoob e Sicredi. O Itaú Unibanco, líder em transações com cartões no País, deve entrar no sistema em breve, segundo o WhatsApp.

O serviço é gratuito para os usuários, e os clientes já podem cadastrar cartões. Para as empresas, o lançamento será gradual ao longo dos próximos meses, e o cadastro incluirá uma conexão a uma das adquirentes compatíveis. É preciso estar com o WhatsApp atualizado para a versão mais recente para utilizar a funcionalidade.

Qualquer empresa poderá aceitar pagamentos por meio do WhatsApp, mas a Meta (controladora do aplicativo) acredita que o maior potencial é entre as pequenas e médias, que têm recorrido ao aplicativo para fazer vendas online sem precisar criar sites, por exemplo.

Novas camadas de proteção

Já nesta quinta-feira (13), o WhatsApp anunciou três novas camadas de segurança para o aplicativo.


Novo recurso



Novo recurso

Foto: Reprodução


Saiba quais são:

Confirmação de mudança de dispositivo

Quando o usuário transferir a conta de um dispositivo para outro, o app irá pedir uma confirmação. Para habilitar, será preciso ter o celular antigo em mãos. Segundo o WhatsApp, a novidade evita que golpistas tentem autorizar a transferência de uma conta para outro aparelho.

Verificação de dispositivo

Para evitar que o WhatsApp seja afetado em casos de malware, uma espécie de vírus, o app ganhou verificações que autenticam a conta dos usuários. Um dos benefícios da tecnologia é que o usuário não precisa realizar nenhum processo para ter a conta verificada.

Para evitar que a autenticação seja roubada, a nova verificação é feita a partir de um token de segurança armazenado no celular; utilizando um nonce (código gerado aleatoriamente) para identificar se alguém está se conectando para recuperar uma mensagem no servidor e também com um desafio de autenticação.

Código de segurança automático

O app já exibe um código que garante que as pessoas estão conversando mesmo com a pessoa que elas acham que estão conversando. A partir de agora, será implementada a “transparência essencial”, que verifica automaticamente se uma conexão é segura. Com a novidade, ao clicar na opção “criptografia” a pessoa já conseguirá verificar imediatamente se a sua conversa pessoal é segura.

Com informações do Tecmundo.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade