TECNOLOGIA

Veja os principais recursos do WhatsApp lançados em 2024 e saiba como usá-los

Confira a seguir as principais mudanças do app neste ano

Publicado em: 30/12/2024 09:21
Última atualização: 30/12/2024 09:21

O aplicativo mais usado pelos brasileiros liberou funções importantes durante 2024. Algumas delas respondem a demandas antigas dos usuários, como a transcrição de áudios. Além disso, o WhatsApp habilitou uma inteligência artificial (IA) que ainda não está totalmente funcional, mas que promete facilitar a edição e criação de imagens.


WhatsApp logo Foto: Pixabay

Veja a seguir as principais mudanças do app em 2024 e saiba como usar os recursos.

Meta AI

A empresa de Mark Zuckerberg lançou um assistente IA gratuito e integrado ao WhatsApp, Instagram e Facebook. A função ainda precisa ser polida, mas a promessa é que ela te ajude a criar textos, planejar atividades e gerar imagens a partir de comandos simples.

A principal maneira de acionar o recurso é pela barra de pesquisa. Basta abrir o aplicativo, tocar na barra de pesquisa e digitar a pergunta ou comando. É preciso autorizar o uso da IA e, depois disso, o usuário receberá as respostas por meio do chat, como se fosse uma conversa com outro usuário do WhatsApp.

A Meta AI não pode ser desativada, apenas se voltar para uma versão anterior do aplicativo, o que não é recomendável pois o ele pode apresentar falhas e bugs. Mas dá para amenizar sua presença. É possível excluir o chat da sua lista de conversas.

IPHONE 16: Usuários revelam problema no modelo com novas funções da Apple Intelligence

Transcrição de áudios

Demanda antiga dos usuários que não querem mais cair na pegadinha do áudio maldoso. A transcrição das mensagens de voz chegou de maneira nativa ao WhatsApp em 2024 para dispensar a necessidade de aplicações externas. Para ativar o recurso: vá em Configurações, Conversas, Transcrição de mensagens de voz.

Para acionar a nova funcionalidade da plataforma, em Configurações, clique em Conversas, depois, em Transcrições de mensagens de voz, e escolha o idioma desejado. Após a configuração, o usuário deverá pressionar a mensagem e clicar em Transcrever para que o áudio se transforme em texto.

Editor de figurinhas no iPhone

Usuários de iPhone puderam usar essa função a partir da atualização do iOS 17. Quem tem Android, no entanto, já edita figurinhas há bastante tempo. O novo recurso "democratizou" o acesso e criação de figurinhas a todos os brasileiros. Veja como fazer figurinhas.

Formatação de mensagens

O conteúdo, agora, pode ser enviado com tópico, citação em bloco ou código de programação, além das opções que já existiam, como padrão, negrito, itálico, tachado e monoespaçado. Veja como formatar cada um dos novos estilos.

Lista de itens serve para ajudar a organizar as etapas de um processo, ingredientes em uma receita ou destacar os pontos principais de uma mensagem. Para usar, digite - seguido de um espaço;

Lista numeradas servem para destacar uma ordem específica de itens como instruções ou um passo a passo. Para usar, digite 1 ou 2 seguidos de um ponto final e um espaço;

Citação de bloco para ajudar a destacar um texto-chave e torná-lo mais visível nas mensagens. Para usar, digite o símbolo > seguido de um espaço;

Código embutido é frequentemente usado por desenvolvedores que precisam compartilhar trechos de códigos ou comandos. Para usar, adicione símbolo ` antes e depois do conteúdo;

Busca de mensagens por data específica

Em fevereiro o aplicativo liberou a função de escolher uma data e ir direto para todas as mensagens enviadas naquele dia. Além de mensagens de texto, a pesquisa localiza mídias, links e documentos. Agora ficou fácil saber para quem você esqueceu de enviar seu convite de aniversário.

Para buscar mensagens para data no WhatsApp: abra uma conversa e toque no nome do contato ou grupo, na parte superior do app ou no WhatsApp Web. Toque em Pesquisar e depois no ícone do calendário e escolha a data.

Login sem autenticação por SMS no iPhone

Os donos de iPhone tiveram de esperar um ano a mais que os usuários de Android. Agora, todos podem entrar no WhatsApp com a biometria, Face ID ou Touch ID, ou a senha numérica do celular.

Isso significa que, mesmo sem internet, ainda é possível fazer login no app porque a chave de acesso já está cadastrada no aparelho. Como fazer? Abra o app do WhatsApp e toque em Configurações no canto inferior direito, roque em Conta e Chaves de acesso, em seguida, toque em Criar chave de acesso para ativar o recurso.

Salvar contatos pelo computador

Agora, salvar contatos dispensa o uso do celular. Em vez disso, dá para gerenciar a agenda na versão Web, no Windows e em outros celulares vinculados à conta. A atualização é o aperitivo para um futuro recurso que deve permitir gerenciar contatos por nomes de usuários e não pelos números de telefone.

Filtros para videochamadas

Para dar um tapa do visual: o recurso está disponível para todos os celulares, mas ainda não há previsão para a versão Web. Além disso, estão habilitados 11 planos de fundo, que podem ser usados em ligações solo ou em grupo. Como usar? Durante a videochamada, basta selecionar o ícone de efeito no canto superior direito da tela e, em seguida, escolher o filtro ou plano de fundo que deseja aplicar.

Indicador de digitalização

A novidade trocou o digitando que aparecia no topo da conversa por um ícone de "..." onde as novas mensagens aparecem.

Listas personalizadas

O WhatsApp tem novos filtros para as conversas mais importantes e deixa com que os usuários escolham categorias para elas. As abas ficarão disponíveis juntos dos filtros de conversa já lançados pela rede social Todas, Não lidas, Favoritos e Grupos, que ficam no menu superior do APP.

Rascunhos de Mensagens

Você é desses que pensa muito antes de enviar uma mensagem no meio da madrugada? Agora as mensagens iniciadas - e ainda não enviadas - ficam guardadas na conversa como um rascunho no topo da lista de conversas.

Curtidas no Status

Quem quer demonstrar interesse no crush pode, agora, dobrar as chances de conquista, porque o WhatsApp liberou a função de curtir o status, que já era comum no Instagram. Basta deslizar o dedo para cima na tela e escolher qual emoji enviar que a reação será exibida como um pequeno ícone na parte de baixo do app.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas