SAÚDE E TECNOLOGIA

É verdade que dormir ao lado do celular carregando faz mal? Apple responde

No dia a dia, é comum que o celular passe a noite carregando enquanto as pessoas dormem e a Apple respondeu se é perigoso ou não

Publicado em: 17/03/2024 10:28
Última atualização: 17/03/2024 10:32

No dia a dia, é comum que o celular passe a noite carregando e, mais ainda, que fique ao lado, junto na cama ou na mesinha de cabeceira. Mas é verdade que esse hábito pode trazer riscos para a saúde? A Apple respondeu.


Apesar de ser comum, especialistas desaconselhem o hábito de dormir ao lado do celular carregando Foto: Freepik

Apesar de ser comum, especialistas desaconselhem o hábito. No manual do iPhone, atualizado em setembro de 2023, a Apple alerta os consumidores: há perigos em dormir muito próximo ao celular em processo de carregamento.

Por que dormir ao lado do celular carregando pode fazer mal para saúde? 

Segundo a empresa, o aparelho, os cabos ou o carregador podem aquecer e irritar ou mesmo ferir a pele se mantidos em contato com ela por um longo período de tempo. A prática de manter o celular debaixo do travesseiro durante o carregamento também é desaconselhada. "Não durma sobre um dispositivo, adaptador de energia ou carregador sem fio, nem os coloque sob um cobertor, travesseiro ou corpo, quando estiver conectado a uma fonte de energia", diz o texto.
O manual também informa que, durante o carregamento, o celular deve estar virado com a tela para cima, em uma área bem ventilada - ou seja, longe da cama, lençóis e travesseiros.

O alerta está em concordância com as orientações da Anatel, que diz: "Não recarregue a bateria do aparelho em ambientes confinados, como bolsas, malas, gavetas, caixas, bolsos de calças, etc. O procedimento de carregamento gera aquecimento e a carga em locais confinados impede a dissipação do calor ao ambiente. O superaquecimento da bateria pode resultar em fogo ou explosão."

Em 2016, o departamento de polícia de Nova York divulgou fotos de um travesseiro e colchão queimados após um celular superaquecido incendiá-los. No Cazaquistão, em 2019, uma adolescente de 14 anos morreu enquanto dormia após a explosão da bateria de um celular que ela havia mantido embaixo de um travesseiro.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas