Nas últimas semanas, a Apple está envolvida em um caso nos tribunais norte-americanos. A decisão sobre o futuro dos Apple Watchs, os relógios inteligentes da marca da maçã, dependia da Casa Branca, que tem como presidente Joe Biden. E ela foi tomada. Entenda o que aconteceu e como ficam as vendas.
Como tudo começou
A Comissão de Comércio Internacional (ITC) dos Estados Unidos afirmou, em outubro, que a Apple estaria violando uma patente de um oxímetro de pulso, que tem tecnologia baseada em luz para ler os níveis de oxigênio no sangue. Ele é patenteado pela Masimo, uma empresa que produz equipamentos médicos.
Algumas empresas como a Amazon continuam a vender os estoques dos Apple Watchs, mas a decisão da comissão impede que a magnata da tecnologia continue a abastecê-los nos Estados Unidos.
Em 18 de dezembro, a companhia optou em começar o movimento de retirada das versões do Series 9 e Ultra 2 das prateleiras e do site, prevendo o que viria. “A Apple discorda veementemente do pedido e está buscando uma série de opções legais e técnicas para garantir que o Apple Watch esteja disponível para os clientes”, disse a empresa em um pronunciamento.
Ainda, afirmou que, “continuará a tomar todas as medidas para devolver o Apple Watch Series 9 e o Apple Watch Ultra 2 aos clientes nos EUA o mais rápido possível”.
Como as coisas estão agora?
A empresa entrou com um recurso no Tribunal Federal norte-americano, pedindo a anulação da decisão tomada pelo ITC. Por outro lado, a Casa Branca se recusou a emitir a ação emergencial que manteria os Apple Watchs nas lojas. Eles tinham até o final do dia de Natal, 25 de dezembro, para impedir o banimento.
“Após consultas cuidadosas, o Embaixador Tai decidiu não reverter a determinação do ITC e a decisão do ITC tornou-se final em 26 de dezembro de 2023”, disse o escritório da Representante Comercial dos EUA, Katherine Tai, em comunicado.
Isso afeta o Brasil?
Até então, não. Afeta as vendas da empresa nos Estados Unidos.
Quais relógios serão vendidos?
Apenas o Apple Watch SE mais barato ainda é vendido nos EUA. A partir do Series 6, todas versões serão afetadas, assim como os modelos Ultra.
Os relógios que á foram comprados vão para de funcionar?
Não, os Apple Watchs que contém a tecnologia e foram comprados não irão parar de funcionar.
O que diz a Masimo?
Em entrevista ao portal CNN, o CEO Joe Kiani afirmou que acredita que a Apple infringiu as patentes da empresa deliberadamente. Porém, é importante lembrar que as duas empresas estão brigando nos tribunais faz tempo. Há apenas um ano, a Apple processou a Masimo pelo mesmo motivo: violação de patentes.
*Com informações da CNN
LEIA TAMBÉM