abc+

REPRESENTATIVIDADE

VEJA FOTOS: Crianças viram personagens da Turma da Mônica e Scooby-Doo em ensaio fotográfico

Imagens dos ensaios de fotógrafo carioca "bombaram" nas redes sociais

Ubiratan Júnior
Publicado em: 05/05/2023 às 16h:49
Publicidade

Uma série de fotos de crianças negras vestidas de personagens da Turma da Mônica e da turma do Scooby-Doo “bombou” nas redes sociais na última semana. As imagens fazem parte de um projeto de representatividade do fotógrafo carioca Ruan Walker, que iniciou em 2020.

“Começou com as princesas da Disney e eu dei andamento até hoje em dia. Eu transformo personagens principais, que originalmente não são pessoas pretas, em personagens negros para trazer mais representatividade, para as pessoas se verem nesse papel de destaque”, explica Walker.

Os dois ensaios aconteceram no Rio de Janeiro: o da Turma da Mônica em um parque de Rio das Ostras e o da turma do Scooby-Doo foi em Macaé. Segundo Walker, as quatro crianças que participaram das sessões de fotos dos dois tradicionais desenhos animados têm três anos de idade.

Sobre a escolha dos modelos que fazem parte das suas produções, o fotógrafo revela que a seleção acontece de forma natural. “São crianças do nosso dia a dia. Crianças que você passa do lado na rua e vê um brilho a mais. Geralmente são vizinhos, ou que moram em bairros ou cidade vizinhas”, detalha Walker, que ainda conta que na maioria das vezes elas não possuem experiência com fotografias.

O convite é feito para os pais dos pequenos modelos. “As mães sempre acham uma ideia super legal e a gente cria junto com as crianças e as mães, de acordo com os personagens que eles gostam”, conta o fotógrafo. Ele frisa que escolhe personagens populares. “Geralmente nas séries e filmes sempre tem um personagem principal, tem um outro personagem negro, mas sempre é coadjuvante. Então busco o personagem principal para transformá-lo e fazer essa releitura”, enfatiza.

Para Walker, as produções vão além da representatividade, uma vez que os personagens podem ser vistos de outra forma. “É para elas se verem naquilo ali e pensar ‘olha que legal, se ele fosse diferente seria assim e seria mágico e seria lindo da mesma forma'”, afirma. “Essa é a ideia em transformar personagens muito populares, trazer, talvez, uma nostalgia, trazer essa aproximação das pessoas”, conclui o fotógrafo. 

Mais representatividade

Além desses ensaios, nas redes sociais de Walker há registros de produções com outras crianças vestidas de Barbie, Mulher Maravilha, Sininho, Pequena Sereia, Bela, Branca de Neve, Boo, entre outros. 

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade