NA TELINHA
True Detective está de volta e sombrio como nunca
Estreia da quarta temporada da série policial mostra crimes sinistros em cenário sem sol
Última atualização: 16/01/2024 09:57
Responsável por abrir todo um subgênero nos seriados de tevê, True Detective está de volta. Estreou no domingo, 14 de janeiro, a quarta temporada da série policial criada por Nic Pizzolatto. À frente do elenco desta temporada está a atriz Jodie Foster, também conhecida como produtora e diretora de cinema. A temporada se chama True Detective: Terra Noturna.
QUER FICAR POR DENTRO DO QUE ACONTECE NA REGIÃO? SIGA O ABCMAIS NO GOOGLE NOTÍCIAS!
True Detective, assim como American Horror Story, é uma reimaginação do chamado formato de antologia. Trata-se das séries que não são em forma de novela, como era Game of Thrones, mas sim com episódios ou arcos isolados. No caso de True Detective, os arcos têm uma temporada cada um, sendo que há, cada vez, um elenco e uma história inteiramente novos.
FAÇA PARTE DA NOSSA COMUNIDADE NO WHATSAPP
A série policial ficou famosa, em 2014, por dois ingredientes poderosos. Por um lado, tinha histórias extremamente pessimistas, até chocantes. Além disso, de forma até então menos popularizada nas produções da telinha, trazia um elenco de astros do cinema. Na primeira temporada, eram Mathew McConaughey e Woody Harrelson. Na segunda, em 2015, Colin Farrell, Rachel McAdams e Vince Vaughn. Na cerceira, em 2019, Mahersala Ali e Stephen Dorf. A atual tem Jodie Foster.
Quatro temporadas em estilo noir
O primeiro arco, em 2014, acompanhava uma dupla de policiais que investigava assassinatos brutais de jovens mulheres e chegava a uma espécie de círculo de traficantes e psicopatas.
A segunda temporada tinha várias linhas narrativas, duas acompanhando policiais e uma acompanhando um gângster. Todos convergiam para uma teia de corrupção no meio da qual atuava, também, um justiceiro.
A terceira temporada voltava a acompanhar uma dupla de policiais, desta vez em um meio que incluía questões étnicas, e lidava com abuso infantil. A história acompanhava, incidentalmente, questões de saúde mental. O protagonista era acometido por Alzheimer ao longo da trama.
A história
A temporada atual mantém, literalmente, a temática sombria. A história se passa em uma cidade no Alasca, onde a noite dura meses devido à latitude elevada. Lá, duas policiais, uma das quais a xerife encarnada por Foster, investigam o desaparecimento de toda uma equipe de estação de pesquisa. O crime pode estar ligado ao assassinato e tortura de uma mulher de ascendência esquimó anos antes.
Como é característico da série, o primeiro episódio traz muitas tramas paralelas, personagens amargurados, toques de sexualidade e um tom sombrio e pessimista. Retomando elementos da primeira temporada, também há insinuações místicas ou religiosas.
True Detective abriu toda uma vertente de produções policiais recentes que lidam com realidades sombrias e pessimistas. É o caso de Mare of Easttown, de 2021, que igualmente investiga um crime sombrio e traz uma estrela do cinema à frente (Kate Winslet, de Titanic).
A série terá seis episódios. Eles serão lançados aos domingos pela HBO e no streaming Max até o final de fevereiro.