HORÁRIO NOBRE

TERRA E PAIXÃO: Quem são os atores gaúchos que estreiam na Globo na novela das 9

Escrita pelo autor Walcyr Carrasco, obra entra na programação da emissora na próxima segunda-feira (8)

Publicado em: 05/05/2023 11:06
Última atualização: 06/03/2024 10:43

Ao lado de grandes nomes como Tony Ramos, Gloria Pires e Susana Vieira, dois atores gaúchos estarão na nova novela das 9. Terra e Paixão estreia na segunda-feira (8), na TV Globo.

Valéria Barcellos e Ignácio Luz Foto: TV Globo/ João Miguel Júnior e Ellen Soares

Além de artistas já conhecidos pelo público, a gaúcha Valéria Barcellos, 43 anos, vai interpretar Luana Shine. Já o ator e músico Ignácio Luz, 27 anos, foi o nome escolhido para dar vida ao personagem Fernando Galego.

Em comum, os personagens vão trabalhar no bar de Cândida (Susana Vieira). O local é o ponto de encontro dos moradores de Nova Primavera, cidade fictícia do Mato Grosso do Sul onde se passa a trama.

Luana é uma gaúcha que se mudou para o MS em busca de uma melhora de vida. Ela é gerente do bar, uma funcionária fiel que sonha em ser proprietária do estabelecimento. A personagem viverá um amor secreto na trama.

"Muito da vivência se mistura com a minha, embora tenhamos trilhado caminhos diferentes. Nos cruzamos quando percebemos que somos vítimas do preconceito que nos ronda todos os dias", revela Valéria. Sobre o estilo de Luana, diz que terá muitas características da moda dos anos 1980.

Já Fernando, conhecido como Nando, será o responsável por animar os fregueses com muita música sertaneja. No lugar, também será garçom.

"O que eu posso adiantar sobre o Nando é que ele vai dar muita musicalidade para a novela, com músicas autorais”, destaca Ignácio. O artista conta que compôs as músicas em conjunto com os produtores musicais Reno Duarte e Pedro Guedes.

Primeira atriz trans gaúcha a estrear na Globo

atriz Valéria Barcellos classifica a oportunidade como uma "reviravolta" em sua carreira. "Além do prazer, além da alegria, além da honra de estar ali dividindo a cena com a Gloria Pires, com a Susana Vieira e com o Tony Ramos. Além disso, é uma responsabilidade gigante que eu levo, por aquilo que meu corpo fala, por ser uma mulher preta, por ser uma mulher trans", destaca.


Globo/ Ellen Soares Foto: Valéria Barcellos

A reportagem fez um levantamento das atrizes que atuam ou já atuaram na TV Globo e descobriu que Valéria é a primeira mulher transexual gaúcha a participar do elenco de uma novela da emissora. Porém, a Globo não confirmou a informação.

Na música, Valéria soma conquistas. Em março de 2018, ela abriu o show da cantora Katy Perry na Arena do Grêmio, em Porto Alegre. Outro feito ocorreu em 2012, quando venceu o Festival da Canção Francesa, promovido pela Aliança Francesa. "Foi uma coisa muito importante para mim, quando eu tive a oportunidade de cantar em Paris."

Ela conta que era muito fã da cidade francesa. "Eu era faxineira de uma escola de idiomas, lá no interior, em Santo Ângelo, e eu entrei um dia em uma sala para limpar a sala de francês e vi uma foto da Torre Eiffel." Naquele dia, ela relembra que pensou que seu sonho era conhecer Paris, mas sua condição financeira não permitiria.

"Acabou que eu vim morar em Porto Alegre em 2005 e participei desse festival uns anos depois e o prêmio era uma viagem para Paris. Cheguei lá, foi a primeira coisa que eu pensei 'estava limpando a sala, agora estou aqui'", afirma.

A artista morava em Porto Alegre até o início de abril, quando se mudou para o Rio de Janeiro, onde começou a gravar a novela. Ela é natural de Santo Ângelo, na Região das Missões, e fala que sua cidade natal está em polvorosa com sua estreia no horário nobre da televisão.

Ator conta que se inspira em Luan Santana

Criador de pôneis na região metropolitana de Porto Alegre, Ignácio Luz sempre gostou de música sertaneja. Nascido em Porto Alegre, o gaúcho mora na zona rural de Viamão desde a infância.

Na capital, ele relata que costumava cantar em eventos noturnos. Já na atuação, fez musicais entre os anos de 2016 e 2019 no Rio de Janeiro, período em que fez aulas de TV, teatro e cinema na capital fluminense.

Ignácio Luz Foto: Globo/ Ellen Soares

Para a Globo, ele já havia feitos teste em 2018 para a Malhação, mas não passou. Depois, ele retornou ao RS. Este ano, ele participou de uma nova seletiva e foi escolhido para a obra, o que ele considera uma honra. "O conhecimento da novela, como as coisas funcionam e o papel mesmo, nos dá essa responsabilidade, essa vontade de fazer muito bem-feito."

Como forma de se preparar para interpretar o Nando, ele viajou para o Mato Grosso do Sul. Lá, ele visitou o bar que inspirou o estabelecimento da novela e trocou experiências com moradores.

A maior inspiração do ator para criar o personagem foi o cantor Luan Santana, que nasceu no MS. "É uma grande inspiração, porque ele é um grande nome, ele é um grande cantor, ele atinge muito a massa, todo mundo conhece, tem músicas maravilhosas então eu realmente me inspirei principalmente nele."

Além de inspiração, Luan Santana estará na trilha sonora de Terra e Paixão com a música "Coração Cigano", lançado em agosto de 2022, em parceria com Luísa Sonza.

Assim como Nando, Ignácio diz que é apaixonado por música. "Eu tenho muitas características em comum com o personagem. Principalmente na parte da musicalidade em como ele se relaciona com as pessoas. É uma pessoa muito gente boa", declara.

Vídeo dá um spoiler do bar da Cândida

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas