abc+

RETROSPECTIVA 2024

Silvio Santos, Ziraldo, Liam Payne: Relembre os famosos que se despediram do público em 2024

Grandes talentos da televisão, do cinema, da música e da literatura morreram neste ano

Stefany de Jesus Rocha
Publicado em: 31/12/2024 às 15h:30 Última atualização: 31/12/2024 às 15h:48
Publicidade

Ao longo de 2024, o mundo precisou se despedir de artistas e personalidades da televisão, do cinema, da música e da literatura. Entre eles estão o eterno apresentador Silvio Santos, o pai do Menino Maluquinho, Ziraldo, e o ex-membro da boyband One Direction, Liam Payne.

Silvio Santos, Ziraldo e Liam Payne foram alguns dos famosos que nos deixaram em 2024 | abc+



Silvio Santos, Ziraldo e Liam Payne foram alguns dos famosos que nos deixaram em 2024

Foto: Divulgação

Relembre algumas das mortes mais marcantes:

JANEIRO

– João Carreiro: O cantor sertanejo João Carreio, de 41 anos, morreu no dia 3 de janeiro após complicações provocadas por uma cirurgia para adicionar uma válvula no coração.

– Zagallo: Lenda do futebol brasileiro, Mario Zagallo morreu aos 92 anos no dia 5 de janeiro. Nos últimos anos, ele havia passado por várias internações hospitalares. Com a saúde fragilizada, quando morreu, por falência múltipla de órgãos, estava hospitalizado há dez dias. Ele foi o único brasileiro tetracampeão mundial, após ter conquistado duas Copas do Mundo como jogador (1958 e 1962) e outras duas como técnico da seleção (1970 e 1994).

– Jandira Martini: A atriz, que ficou marcada especialmente pela personagem Zoraide, em O Clone, morreu em 30 de janeiro aos 78 anos. Jandira Martini se tratava de um câncer de pulmão.

FEVEREIRO

– Tony Goes: Jornalista, roteirista e colunista, Tony Goes morreu aos 63 anos no dia 15 de fevereiro deste ano. Ele estava em tratamento contra um câncer de intestino e, por conta de complicações, teve falência hepática. Ele estava em tratamento desde 2021 e uma semana antes de morrer, descobriu que o tumor havia se espalhado para o fígado, peritônio e outros órgãos.

ABRIL

– Ziraldo: Criador do Menino Maluqinho, o escritor e cartunista Ziraldo morreu em 6 de abril de 2024, aos 91 anos. Ele faleceu enquanto dormia, de causas naturais.

– O.J. Simpson: Astro do futebol americano, O.J. Simpson morreu aos 76 anos em 10 de abril. Orenthal James tinha câncer.

– Anderson Leonardo: O vocalista do grupo Molejo, Anderson Leonardo, morreu aos 51 anos, no dia 26 de abril, após passar por uma série de internações e problemas de saúde decorrentes do diagnóstico de câncer inguinal, que havia recebido em 2022.

MAIO

– Silvio Luiz: Jornalista esportivo, Silvio Luiz morreu aos 89 anos, no dia 16 de maio. Ele havia sido internado no dia 8 de maio, após passar mal durante a transmissão da final do Campeonato Paulista.

JUNHO

– Donald Sutherland: O ator Donald Sutherland morreu aos 88 anos no dia 20 de junho. Com longa carreira no cinema hollywoodiano, ele ficou marcado pela atuação como Presidente Snow, em Jogos Vorazes. A causa da morte não foi especificada, mas a família mencionou que ele havia passado por um “longo tratamento contra uma doença”.

– Chrystian: Aos 67 anos, o cantor Chrystian morreu no dia 19 de junho. Ele fez sucesso ao lado do irmão com a dupla Chrystian e Ralf. O artista sofreu um choque séptico em decorrência de uma pneumonia, já agravada por comorbidades.

– Nahim: O cantor brasileiro Nahim morreu aos 71 anos no dia 13 de junho. O corpo dele foi encontrado em casa, em São Paulo, pela ex-esposa.

AGOSTO

– Caçulinha: Rubens Antônio da Silva, conhecido como Maestro Caçulinha, morreu aos 86 anos no dia 5 de agosto, após sofrer um infarto. O músico ganhou destaque na parte sonora dos programas do Faustão.

– Silvio Santos: O eterno Silvio Santos, um dos maiores nomes da história da televisão brasileira, morreu aos 93 anos no dia 17 de agosto, em decorrência de complicações causadas pelo vírus H1N1. Desde julho ele precisou ser internado algumas vezes para tratamento.

SETEMBRO

– Sérgio Mendes: Aos 83 anos, o músico brasileiro Sérgio Mendes morreu em 5 de setembro, em Los Angeles, nos Estados Unidos, onde morava. Ele morreu em decorrência de Covid-19. Um dos responsáveis por popularizar a bossa nova brasileira no exterior, ele ganhou fama após lançar uma versão da música Mas Que Nada, de Jorge Ben.

– Maggie Smith: Famosa por seu papel como a professora Minerva McGonagall nos filmes da saga Harry Potter, Maggie Smith morreu aos 89 anos no dia 27 de setembro deste ano

OUTUBRO

– Cid Moreira: No dia 3 de outubro, o jornalista, locutor e apresentador Cid Moreira morreu aos 97 anos. Ele estava internado para tratar de uma pneumonia. Dono de uma das vozes mais icônicas do País, ele apresentou o Jornal Nacional cerca de oito mil vezes.

– Emiliano Queiroz: O ator Emiliano Queiroz morreu aos 88 anos, em 4 de outubro, após ter tido complicações por conta de uma cirurgia cardíaca. Ele ficou conhecido por papéis como Dirceu Borboleta, de O Bem Amado, e Tio Nardo, de Alma Gêmea.

– Ary Toledo: O humorista Ary Toledo morreu no dia 12 de outubro, aos 97 anos, por conta de uma pneumonia.

– Washington Olivetto: Considerado o gênio da publicidade, Washington Olivetto morreu no dia 13 de outubro, aos 73 anos. Ele morreu após sofrer com um choque séptico tratando uma pneumonia.

– Liam Payne: A morte do ex-One Direction Liam Payne, aos 31 anos, chocou o mundo. O cantor morreu após cair do terceiro andar do prédio onde estava hospedado em Buenos Aires, na Argentina, no dia 16 de outubro.

– Maguila: O ex-boxeador José Adilson Rodrigues dos Santos, o Maguila, morreu aos 66 anos no dia 24 de outubro. Desde 2017, ele estava internado em uma clínica de repouso no interior de São Paulo. Durante a carreira, ele disputou 85 lutas oficiais, e teve 77 vitórias (sendo 61 por nocaute). Por conta dos golpes na cabeça, contudo, ele foi diagnosticado em 2013 com demência pugilística.

– Zé Carlos: Ex-lateral do Grêmio e da seleção brasileira, onde chegou a ser vice-campeão do mundo em 1998, Zé Carlos morreu aos 56 anos no último dia 25 de outubro. Ele morreu após sofrer uma parada cardiorrespiratória.

NOVEMBRO

– Agnaldo Rayol: Após sofrer uma queda em casa, o cantor brasileiro Agnaldo Rayol morreu aos 86 anos, em 4 de novembro de 2024. Segundo a família, ele havia sido diagnosticado com Alzheimer nos últimos anos.

– Evandro Teixeira: O fotojornalista brasileiro Evandro Teixeira morreu aos 88 anos no dia 4 de dezembro. Ele teve falência múltipla de órgãos em decorrência de complicações de uma pneumonia.

DEZEMBRO

– Alceu Collares: O ex-governador do Rio Grande do Sul Alceu Collares morreu, aos 97 anos, no dia 24 de dezembro. A causa da morte foi falência múltipla de órgãos. Ele estava internado para tratar uma pneumonia desde o dia 16 de dezembro. Ele foi o único negro eleito para governar o Estado.

– Ney Latorraca: Um dos maiores atores da teledramaturgia brasileira, Ney Latorraca morreu aos 80 anos na manhã do dia 26 de dezembro. Ele estava internado há cinco dias em decorrência de uma sepse pulmonar. Ele lutava contra um câncer de próstata.

– Jimmy Carter: O ex-presidente dos Estados Unidos Jimmy Carter morreu aos 100 anos no dia 29 de dezembro. O democrata enfrentava problemas de saúde, mas a causa específica da morte não foi informada. Nos últimos anos, ele havia se tratado de um agressivo câncer de pele melanoma, com tumores que se espalharam para o fígado e o cérebro.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade