abc+

STREAMING

Série de ação 'The Last of Us' tem momentos empolgantes e outros em que a emoção dá o tom

Inspirada em game famoso, primeira temporada da produção da HBO impressiona pelas imagens e pelas histórias cativantes de seus personagens

Publicado em: 14/02/2023 às 15h:21 Última atualização: 24/01/2024 às 15h:28
Publicidade

Sem spoilers

Já são cinco os episódios liberados pela HBO Max, de um total de nove, da primeira temporada da série The Last of Us, baseada na franquia de videogame de mesmo nome.

A história é sobre um mundo pandêmico, que levou a humanidade quase à extinção. O fungo cordyceps, causador da doença – e de maneira chocante explicado no episódio 2 –, foi transmitido primeiramente pelo consumo de cereais e transforma os infectados em criaturas canibais. Elas, por sua vez, espalham o fungo ao morder suas vítimas.

Ellie (Bella Ramsey) e Joel (Pedro Pascal) são os protagonistas da história



Ellie (Bella Ramsey) e Joel (Pedro Pascal) são os protagonistas da história

Foto: Reprodução

Os sobreviventes se agrupam em cidades destruídas, com escassez de alimentos, restrições à liberdade e confrontos frequentes. Entre essas pessoas está o veterano de guerra e traumatizado Joel (Pedro Pascal), que tem a missão de proteger e levar a adolescente Ellie (Bella Ramsey) para um grupo que acredita nela como sendo a chave para a descoberta da cura da doença, pois a menina está infectada e não desenvolve os sintomas.

The Last of Us foi escrita por Neil Druckmann (criador do game) e Craig Mazin (criador da minissérie Chernobyl). Apesar de ser uma adaptação praticamente fiel ao jogo, como tem sido comentada por especialistas, é bem mais do que uma transposição de linguagem do game para a tela.

Sua construção narrativa leva o espectador a um universo ampliado, de muita ação e distopia, mas com drama da melhor qualidade.

A trama evolui em um cenário repleto de imagens aterrorizantes de zumbis, muitas mortes, explosões e confrontos entre grupos militares e paramilitares. As cenas do primeiro episódio, incluindo aviões de passageiros caindo no meio das cidades, são de tirar o fôlego e o padrão avança capítulo por capítulo.

Só que em meio a essa estrutura, são inseridos personagens cativantes que mudam o ritmo da narrativa e, com suas histórias, influenciam o modo com o qual o bruto Joel e a inocente Ellie enxergam o mundo e a si próprios.

Por onde passam, os dois encontram pessoas sensíveis e inspiradoras, apesar do caos em volta, como a dupla Bill e Frank, as estrelas do terceiro episódio. Aliás, esse é um momento no qual a série altera o roteiro do jogo.

As estrelas do terceiro episódio, Frank e Bill



As estrelas do terceiro episódio, Frank e Bill

Foto: Reprodução

O ponto de vista de cada personagem, principal ou secundário, sobre os acontecimentos é muito bem trabalhado nos planos e nas cenas, que vão e voltam no tempo e contextualizam as jornadas individuais. Cada fase – usando a linguagem dos gamers – é superada com tiros e lutas, mas também com histórias emocionantes e lições de vida. Se existem momentos empolgantes, há situações que podem levar os espectadores às lágrimas.

O episódio mais recente, Resistir e Sobreviver, com a aparição dos irmãos Henry e Sam, exemplifica bem a união entre ação e emoção.

A primeira temporada de The Last of Us é atualizada aos domingos à noite.

Assista ao teaser oficial da série:

Veja o trailer do episódio 6, que será liberado no próximo domingo:

(Se não viu os anteriores, é melhor não assistir)

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade