- RENASCER: Confira o resumo do primeiro capítulo da novela nesta segunda-feira, 22 de janeiro
Criada por Benedito Ruy Barbosa, assim como Pantanal (1990/2022) e O Rei do Gato (1996-1997), a nova – ou, nem tanto – novela das 21 horas da Globo é um remake de Renascer (1993). A adaptação é de Bruno Luperi e estreia na próxima segunda-feira (22).
QUER FICAR POR DENTRO DO QUE ACONTECE NA REGIÃO? SIGA O ABCMAIS NO GOOGLE NOTÍCIAS!
“Renascer pisa em um Brasil mais profundo de forma mais potente”, afirma Luperi, que é neto de Benedito Ruy Barbora. Outra pessoa que volta após sucesso da adaptação de Pantanal, é o diretor artístico Gustavo Fernández. “É uma grande responsabilidade refazer a ‘novela da vida’ de tanta gente”, explica. Confira 5 curiosidades:
1. Benedito Ruy Barbosa rodou 3 mil quilômetros para escrever
Benedito Ruy Barbosa já trabalhava na história de Renascer no início dos anos 1970. Ele rodou 3 mil quilômetros no sertão da Bahia, onde trama se passa, para escrever, coletando informações, histórias e lendas.
2. Ex-matador da vida real foi inspiração para personagem
Em uma das viagens, Benedito conheceu “Seu Vista”, um ex-matador que serviu de inspiração para o personagem Damião.
3. Nome completamente diferente
Hoje os telespectadores poderiam estar ansiosos para o remake de “Bmba-Meu-Boi”. Este era para o ser o nome da novela, mas as pesquisas de opinião feitas pela TV Globo mostraram que o público não achou muito legal e, por isso, virou Renascer.
4. Vendida para mais de 15 países
O sucesso de Renascer não se limita ao Brasil. A novela foi vendida para mais de 15 países, entre eles Bolívia, Chile, Costa Rica, El Salvador, Guatemala, Honduras, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Porto Rico, Portugal, República Dominicana, Uruguai e Venezuela, além de outros.
5. É justo, é muito justo, é justíssimo – era um erro
“É justo, é muito justo, é justíssimo” é o bordão do personagem Belarmino e ele nasceu do esquecimento de uma fala. O ator José Wilker se vendo naquela situação, tentando impedir o silêncio, silêncio e acabou falando a frase que se tornou a marca principal de Belarmino. “Foi puramente acidental”, disse Wilker à Globo.
LEIA TAMBÉM