Novembro é conhecido como o mês de prevenção e cuidados com a saúde do homem. Por essa razão, o movimento “Novembro Azul” foca em alertar a população masculina, especialmente, sobre o câncer de próstata.
Nesta segunda-feira (6), o ator Antônio Fagundes surpreendeu com a sua participação em vídeo do canal de humor Porto dos Fundos: “Novembro Azul Sincero”. Apesar do tom cômico, a ação chama atenção para a doença que mata mais de 15 mil pessoas e tem cerca de 72 mil novos casos por ano.
O artista começa o vídeo lembrando que é conhecido pelas novelas que atuou, mas em seguida revela o motivo da sua aparição. “Estou aqui para falar de assunto sério. Você sabia que a cada 38 minutos morre alguém por câncer de próstata?”, questiona.
Fagundes reforça a chegada do mês e com ele a campanha do Novembro Azul. “A pergunta que fica é: quando vai liberar esse c* aí?”, questiona Fagundes, referindo-se ao exame de toque. “Colocar o c* pra jogo é a melhor forma de se prevenir”, completa. De acordo com o vídeo, uma em cada sete pessoas terão a doença, que é o segundo tipo de câncer que mais mata quem tem próstata.
O ator crítica do preconceito em torno do exame de toque. “Por achar que essa experiência vai afetar de alguma forma a sua sexualidade. Isso é um mito”, enfatiza. Fagundes afirma que não existem “não existem evidências” que a prevenção interfira na orientação sexual.
O vídeo publicado no fim da manhã desta segunda-feira, por volta das 17h30, estava em alta nas visualizações do YouTube, com mais de 300 mil views e mais de 3.600 cometários.
“Conscientize-se! Tem muita PortadosFundos sendo negligenciada por aí. Muitos nem dão atenção pra Porta dos Fundos por puro preconceito. Outros acham que Porta dos Fundos é só diversão, mas não dão o devido valor. Entenda, Porta dos Fundos não é bagunça! Essa é uma campanha do Porta dos Fundos em prol da sua Porta dos Fundos”, diz a descrição da publicação.
Assista ao vídeo
LEIA TAMBÉM