NAS TELONAS

NOS CINEMAS: Pela décima vez, eles são Velozes e Furiosos

Além do mocinho protagonizado por Vin Diesel, trama conta com Jason Momoa, o Aquaman, como vilão

Publicado em: 19/05/2023 03:00
Última atualização: 26/03/2024 19:51

Completando 22 anos desde o lançamento do primeiro filme, a franquia Velozes e Furiosos (Fast & Furious) chega ao seu décimo rebento (Fast X). A nova produção não inclui derivados como Hobbs & Shaw, mantendo o pé no acelerador nas cenas de ações, mas já com as trocas de marchas mais lentas no roteiro, que bate biela na criatividade e edição.


Vin Diesel em Fast X Foto: IMDB

Mas, mais do mesmo, muitas vezes, é o que quer o fã da saga que adora ver os olhares provocativos dos protagonistas, as cenas absurdamente espetaculares que fariam e o motor suspensão de qualquer carro quebrar e as referências afetivas às aventuras anteriores. Em função da estreia nas telonas, a TV Globo exibe o quarto filme da franquia na Sessão da Tarde.

Aliás, este décimo capítulo retrocede cinco para trazer um novo vilão à cena: Jason Momoa (o Aquaman) como Dante, filho de Hernan Reyes (Joaquim de Almeida), o bandidão que é "subtraído" no episódio que se passa no Rio de Janeiro, em 2011. A trama gira em torno desta vingança familiar.

E por relembrar o episódio brasileiro, VF10 traz até uma participação especial bem carioca: a cantora Ludmilla, que atua em uma pontinha e tem música na trilha sonora.

Aliás, novos nomes é o que mais esta parte 10 tem. Além do herói da DC, tem heroína da Marvel na área (Brie Larson, a Capitã Marvel) e as oscarizadas Rita Moreno (Amor, Sublime Amor/West Side Stor, em 1961) e Charlize Theron (Desejo Assassino/Monster, em 2003), que reforçam o grande elenco de nomes conhecidos que a série já traz.

Desde a morte trágica do ator Paul Walker (o Brian) em um acidente de automóvel, em 2013, durante a finalização de Velozes e Furiosos 7, a franquia reforçou um forte sentimento de "família" e lágrimas entre os velozes e furiosos foras da lei e os fãs.

E Vin Diesel (que ao lado de Michelle Rodriguez segue encabeçando o elenco de figurinhas carimbadas) é o chefão da família dentro e fora de cena - aliás, ele só não participou de um dos dez filmes, a parte 2, em 2003, por diferenças criativas.

Agora, 20 anos depois, ele se desentendeu com o cineasta Justin Lin (que já tinha dirigido as partes 2, 4, 5, 6 e 9 e ainda roteirizou a 10), mas que acabou substituído pelo diretor Louis Leterrier (de O Incrível Hulk e do remake Fúria de Titãs).

Talvez esta troca de marcha na direção tenha desacelerado o filme que é chamado de "o início do fim", já que o estúdio e Vin Diesel anunciaram que a franquia deve ter seu final na parte 11, que até pode ser dividida em duas partes, gerando uma derradeira "12".

Por isso, este Fast X meio que não termina, deixando tudo aberto para mais uma ou duas sequências. Tudo ao gosto do público e, talvez, com histórias mais velozes e furiosas que a desta décima parte.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas