abc+

MÚSICA

Não é só o Metallica: ouça oito álbuns de artistas internacionais já lançados em 2023

Måneskin, Miles Cyrus, Gorillaz, Depeche Mode e outros também divulgaram aos fãs seus novos trabalhos, de janeiro para cá

Publicado em: 14/04/2023 às 15h:07 Última atualização: 04/03/2024 às 09h:13
Publicidade

Depois de liberar nos últimos meses algumas faixas do novo álbum, o Metallica lançou na íntegra nesta sexta-feira (14) o 72 Seasons, que traz 12 músicas inéditas e está disponível nas principais plataformas de streaming de áudio e também em mídia física. 

O 72 Seasons é o décimo primeiro trabalho de estúdio da banda e reforça o som pesado e veloz do thrash metal produzido pelo grupo desde o início de sua trajetória. Era um dos álbuns mais esperados em 2023 ao lado de outros trabalhos do pop rock lançados do início do ano para cá. Ouça aqui.

Álbuns lançados em 2023



Álbuns lançados em 2023

Foto: GES

Óbvio que há os puristas que se incomodam quando o Metallica é colocado na prateleira do universo pop. Porém, goste ou não, a banda é um fenômeno comercial desde o Black Album (1991) e transcende o nicho do metal.

Desde janeiro, vários outros artistas internacionais estão apresentando trabalhos inéditos. Vai desde Måneskin a Miley Cyrus, de Paramore a Depeche Mode. Confira a lista de oito novos álbuns lançados até agora em 2023:

Rush! - Måneskin

Terceiro álbum de estúdio dos italianos do Måneskin, Rush! não difere muito do já apresentado nos trabalhos anteriores da banda.

Com um som “pop roqueiro”, por assim dizer, o Måneskin tem como seu maior trunfo a postura desconstruída, ressignificando padrões de gênero e de sexualidade. No álbum, o principal destaque é o já conhecido single Supermodel.

Outra música interessante é Gossip, em uma parceria com o celebrado guitarrista Tom Morello.

Gloria - Sam Smith

O quarto álbum do cantor inglês Sam Smith foi lançado em janeiro deste ano e pode ser resumido em uma palavra: sofisticação.

A bela voz de Smith, já vencedor de Grammy Awards e de Oscar, remete aos tempos da Motown, embora os arranjos possam tirar um pouco da magia devido ao som enlatado do rhythm and blues contemporâneo.

A canção Perfect pode ser o ponto alto do álbum, em uma parceria com a cantora Jessie Reyez, assim como a acústica How to Cry. Há variações interessantes no álbum que vai de Gloria, com coral, ao hit Unholy.

Did You Know That There's a Tunnel Under Ocean Blvd - Lana Del Rey

A cantora norte-americana Lana Del Rey investe em um estilo artístico alternativo, com referências vintage nas músicas, no modo de cantar e no figurino.

Em seu novo álbum, lançado em março, tudo permanece do mesmo modo: nostálgico e minimalista.

Começa com uma boa introdução em The Grants, depois com a faixa-título e tendo seu melhor momento em Grandfather Please Stand on the Shoulders of My Father While He’s Deep-Sea Fishing e Let the Light In.

This Is Why - Paramore

O som contemporâneo, que une o emo rock e o pop, continua no mais recente álbum do Paramore, lançado em janeiro.

Ao ouvir o trabalho inteiro nota-se um amadurecimento do grupo. Mas, basicamente, o foco continua sendo os adolescentes.

Além da faixa título, outras canções dão sentido ao álbum, principalmente Crave com sua boa introdução. Destaques também para Big Man e Liar

Trustfall - P!nk

O nono álbum da cantora P!nk foi lançado em fevereiro e apresenta uma variação de gêneros musicais, mas principalmente se trata de um manifesto de superação da artista, que atravessou momentos complicados nos últimos anos devido à pandemia e à perda do pai.

O álbum começa com When I Get There e em que ela diz “I think of you when I think about forever” (Eu penso em você quando penso na eternidade), em uma clara referência ao seu luto.

Depois vem a interessante e dançante faixa título Trustfall e na mesma pegada o single Never Gonna Not Dance Again e mais adiante Runaway

Cracker Island - Gorillaz

A banda virtual criada em 1998 continua em forma e em Craket Island consegue dar o seu melhor em canções dançantes, atualizadas, otimistas e com convidados bem escolhidos, como Stevie Nicks, Thundercat, Tame Impala e Beck.

O álbum começa com a muito boa Oil, marcada pela presença da bela voz da vocalista do Fleetwood Mac. Já Silent Running é uma canção que merece ser ouvida com os olhos fechados para curtir sua atmosfera onírica. De um modo geral, Craket Island é repleto de boas canções.

 

Endless Summer Vacation - Miles Cyrus

Lançado em março, Endless Summer Vacation mostra o amadurecimento Miles Cyrus como intérprete e compositora.

O carro-chefe do álbum é o single Flowers – que levou a cantora ao topo das listas dos melhores, no início do ano. O trabalho é composto por 13 faixas e conta com parcerias com as cantoras Sia, em Muddy Feet, e Brandi Carlile, em Thousand Miles.

Além de Flowers, também vale dar uma conferida nas canções Jaded, River e You.

 

Memento Mori - Depeche Mode

Memento Mori é uma expressão em latim que significa “lembre-se de que você vai morrer”. Pelo título já dá para ter uma noção do que o Depeche Mode apresenta neste trabalho, o décimo quinto de estúdio em sua carreira.

Há mais de 40 anos na estrada e uma das pioneiras do synth-pop e do alternative dance, a banda ainda passa por uma fase de luto pela morte do tecladista Andy Fletcher ano passado.

A voz marcante de Dave Gahan e o som eletrônico sombrio dão o tom do álbum. Somadas ao single Ghosts Again, My Favourite Stranger e People Are Good são outras referências do trabalho.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade