abc+

Quadrinhos

Morre o criador de Dragon Ball

Akira Toriyama tinha 68 anos e criou em 1984 Dragon Ball, que veio a se tornar uma franquia de cinema, anime e games, além dos quadrinhos

André Moraes
Publicado em: 08/03/2024 às 14h:55 Última atualização: 08/03/2024 às 15h:04
Publicidade

O criador do mangá Dragon Ball, que se tornou uma das mais conhecidas franquias tanto nos quadrinhos quanto nos games, animes e cinema, morreu após sofrer um derrame. O desenhista Akira Toriyama tinha 68 anos. A informação foi divulgada pelo seu ateliê, o Bird Studio. A cerimônia de despedida foi restrita à família e a morte foi divulgada só nesta sexta (8), embora tenha acontecido há uma semana.

Akira Toriyama, criador do mangá Dragon Ball | abc+



Akira Toriyama, criador do mangá Dragon Ball

Foto: Bird Studio/Divulgação

“Lamentamos muito informar que o criador de mangás Akira Toriyama faleceu em 1º de março devido a um hematoma subdural agudo”, informou o estúdio, através de redes sociais. O comunicado também informa que ele estava trabalhando com entusiasmo em vários projetos, e que tinha muitas coisas a fazer ainda.

Toriyama nasceu em 5 de abril de 1955 em Nagoya, no Japão. Um de seus primeiros grandes sucessos foi o mangá Dr. Slump. Ele também participou do design de games como Dragon Quest, Chrono Trigger e Blue Dragon.

Dragon Ball começou a ser publicado em 1984, vendeu milhões de cópias em todo o mundo e foi adaptada para programas de TV, videogames e filmes de animação extremamente populares.

Série Dragon Ball, criada por Akira Toriyama, foi um dos maiores sucessos do artista | abc+



Série Dragon Ball, criada por Akira Toriyama, foi um dos maiores sucessos do artista

Foto: Bird Studio/Divulgação

Mensagens de condolências e pesar de outros artistas e fãs encheram as redes sociais. Eiichiro Oda, criador do mangá de grande sucesso One Piece, disse que a presença de Toriyama era como uma “grande árvore” para os artistas mais jovens.

Toriyama criou mais de 40 mangás, conforme a biografia citada por seu estúdio. Embora no Ocidente ele esteja associado principalmente a Dragon Ball, a própria criação do estúdio ocorreu após ele emplacar outro sucesso, Dr. Slump. Pessoalmente, ele se dedicou a Dragon Ball durante 11 anos, de 1984 a 1995, tendo criado 9 mil páginas, em 519 capítulos, reunidos em 42 volumes especiais. 

No Brasil, especialmente para o público que desconhece animes e mangás, Dragon Ball acabou inadvertidamente envolvido em polêmica, no início dos anos 2000. Isso por conta das críticas de que a versão animada seria excessivamente violenta para crianças. Nos quadrinhos, a série não era mais violenta do que outras equivalentes. Toriyama foi autor, entre outros trabalhos, até de livros infantis.

(Com informações da Agência Estado).

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade