abc+

PIONEIRA

MISS UNIVERSE: Quem foi a primeira brasileira a representar o País no concurso?

Neste ano, País completa 70 anos de participação no principal concurso de beleza do mundo

Ubiratan Júnior
Publicado em: 15/11/2024 às 10h:25 Última atualização: 15/11/2024 às 11h:56
Publicidade

Neste sábado (16) ocorre a grande final do Miss Universe 2024. A cerimônia será a partir das 21h30 (horário de Brasília) na Arena Cidade do México (ADMX). Essa é 73ª edição do concurso de beleza mais tradicional do mundo.

Martha Rocha foi a primeira Miss Brasil e foi vice-Miss Universe em 1954 | abc+



Martha Rocha foi a primeira Miss Brasil e foi vice-Miss Universe em 1954

Foto: Reprodução

O Brasil é representado pela pernambucana Luana Cavalcante, de 25 anos. A modelo já faz história, pois é a primeira mulher casada e mãe a representar o País na competição internacional, realizada desde 1952. Porém, a primeira participação brasileira foi há 70 anos, em 1954, com a baiana Maria Martha Hacker Rocha.

Leia mais: MISS UNIVERSE: Pronta para ser a primeira mãe brasileira a vencer o concurso, diz Luana Cavalcante

Aquela edição foi realizada na Califórnia, nos Estados Unidos. A brasileira loira e de olhos azuis era a favorita ao título e o principal alvo das casas de aposta na época. Naquele 24 de julho, ela vestia uma maiô preto e um salto alto. O sorriso largo e espontâneo era o que cativava a todos.

Após uma eliminação dolorosa na Copa do Mundo para a Hungria, o povo brasileiro viu na ida inédita de uma representante do País a chance de voltar a sorrir. A jovem de 21 anos eleita a primeira Miss Brasil, no formato do concurso ainda existente, se tornou a esperança de milhares de brasileiros, já que estava entre as concorrentes no certame de mulheres mais bonitas do mundo.

E o inesperado aconteceu. Martha Rocha, como ficou conhecida, conseguiu um lugar no pódio e ficou com a segunda colocação. A coroa de Miss Universe de 1954 foi conquistado pela estadunidense Miriam Stevenson.

Veja também: Linkin Park volta após 7 anos fora dos palcos com disco inédito e polêmicas

No livro da sua biografia, a brasileira conta que foi ovacionada pela plateia presente. “Todo mundo ficou imediatamente de pé, aplaudindo e gritando: ‘Miss Brasil! Miss Brasil!’. Chamavam meu nome como se participassem de uma torcida imensa e organizada. Fiquei atônita”, escreveu.

Mesmo sem voltar ao Brasil com o título supremo, Martha foi recebida com alegria pelos brasileiros, que sentiram orgulho da sua primeira representante na competição mundial.

O carinho foi tão grande que ela foi homenageada por uma confeitaria de Curitiba, no Paraná, que deu o nome de Martha Rocha para um bolo que ainda faz sucesso atualmente. Ele é feito de massa de pão de ló branco e de chocolate, com creme de gemas, crocante de nozes, geleia de damascos, ameixas pretas, coberto e decorado com chantilly e fios de ovos.

A icônica ex-Miss Brasil morreu em 4 de julho de 2020, aos 87 anos, em Niterói, no Rio de Janeiro. Ela foi vítima de insuficiência respiratória seguida de infarto. Martha Rocha deixou três filhos.

70 anos de Brasil no Miss Universe

Neste ano, o Brasil completa 70 anos da sua primeira participação. Nesse período, o País conquistou a coroa de mulher mais bonita do mundo duas vezes: a primeira com a gaúcha Ieda Maria de Vargas, em 1963, e com a também baiana, Martha Vasconcelos, em 1968.

Além do vice de Martha Rocha, misses brasileiras chegaram perto de conquistar o principal título de beleza do mundo outras cinco vezes: Terezinha Morango (1957), Adalgisa Colombo (1958), Rejane Goulart (1972), Natália Guimarães (2007) e Julia Gama (2020).

No México, Luana Cavalcante busca a terceira coroa brasileira na competição de beleza. 

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade