DESTITUÍDA
MISS UNIVERSE: Argentina perde o título após falar mal de Luana Cavalcante e contestar legitimidade do concurso
Magali Benejam, de 30 anos, também fez críticas à vencedora dinamarquesa Victoria Kjær Theilvig durante entrevista para youtuber
Última atualização: 14/01/2025 17:41
A rivalidade entre Brasil e Argentina chega ao mundo dos concursos de beleza, mais especificamente a um dos principais: o Miss Universe. A organização do concurso mundial retirou o título de Magali Benejam, de 30 anos, que no ano passado representou os hermanos na competição realizada no México, vencida pela dinamarquesa Victoria Kjær Theilvig, 21. A candidata argentina havia ficado no top 12 da etapa internacional do concurso.
ENTRE NA NOSSA COMUNIDADE NO WHATSAPP
A decisão foi por conta de uma entrevista, da agora ex-miss, ao youtuber latino King Lucho, em dezembro de 2024. Na ocasião, Magali falou mal da Miss Brasil, Luana Cavalcante, 25, e também criticou a organização, os donos e a legitimidade do resultado do concurso.
Sobre a pernambucana, a argentina disse que quando tentou se aproximar durante o confinamento, ela não correspondeu positivamente. “Para mim, a brasileira ficou onde tinha que ficar. Você acredita que quatro vezes que fui falar com ela em português, pois eu falo português perfeito, e ela me respondeu em inglês”, disparou. Luana foi eliminada no primeiro corte da competição, ficando fora do top 30.
Magali ainda afirmou que a competição é concurso de "cartas marcadas", questionando o resultado da última edição. "Quando anunciaram o top 5, vi os jurados se olhando de maneiras estranhas. Eles começaram a se olhar como se dissessem: 'Não foi isso que escolhemos, não foi isso que eu escolhi'. Foi assim que pareceu de fora e foi aí que eu disse: 'Ok, isso está arranjado'. Sempre foi armado, todos os anos", disse a modelo de Córdoba durante a entrevista.
Ela também fez criticas à vencedora, Victoria, e à representante da Costa Rica, Jenniffer Colon, 37, que também ficou entre as 12 mulheres mais lindas do mundo. Para Magali, a dinamarquesa sabia que venceria porque, nos últimos dias do confinamento, tinha três seguranças. Ela acrescentou que pessoas teriam lhe contado que o resultado estava decidido 10 dias antes do anúncio oficial.
Veja também: MISS UNIVERSE BRASIL: Concurso de beleza já tem datas para 2025 e anuncia novidades
A ex-miss falou ao youtuber que, quando descobriu a suposta armação, como argumenta, tentou falar com a representante de Porto Rico, mas que Jennifer foi evasiva. Ela disse que havia procurado pela porto-riquenha nos últimos dias, mas que a miss decidiu parar de falar com ela e que a rival estava "muito nervosa" e sequer respondia a perguntas simples como, por exemplo, "Como vai você".
A repercussão das falas da modelo argentina chegou à organização internacional da competição, que em nota comunicou a perda do título de Magali. "Após uma revisão completa dos comentários públicos recentes feitos pela Miss Magali Benejam, e com base em nossos princípios fundamentais, decidimos retirar imediatamente o título de Miss Universo Argentina da Miss Benejam", diz trecho.
O documento ainda expõe que "as palavras e ações de nossos representantes devem refletir esses princípios inabaláveis com os quais todos os participantes se comprometem ao se juntar à comunidade Miss Universo", lembrando que os valores do concurso focam na celebração da "diversidade, [além de] promover a inclusão e respeitar todos os indivíduos, independentemente de suas origens, crenças ou experiências".
Confira: Da farda à faixa: Quem é o guarda municipal de Novo Hamburgo eleito Mister RS
"A decisão vem após consideração cuidadosa e se alinha com nosso compromisso de manter os mais altos padrões de conduta pessoal e profissional. Queremos enfatizar que essa ação é tomada para proteger a integridade da organização e as oportunidades que ela fornece às mulheres ao redor do mundo", diz outro trecho do comunicado da organizadora.
Magalí é a primeira Miss Argentina a perder o título. O país vizinho conquistou a coroa do tradicional concurso de beleza apenas uma vez, em 1962, com Norma Nolan, que teve como sua sucessora a primeira brasileira a vencer o Miss Universe, Ieda Maria Vargas, em 1963. Depois disso, apenas a baiana Martha Vasconcelos voltou a trazer a coroa para o Brasil, em 1968.