Foi apresentada na noite desta quarta-feira (15) a Miss Universe Rio Grande do Sul 2025. A médica Aline Fritsch, de 26 anos, natural de Lagoão, na região do Alto da Serra do Botucaraí, na região central do Estado, será a representante gaúcha na etapa nacional do tradicional concurso de beleza, que será realizado em São Paulo entre os dias 8 e 13 de fevereiro.
O evento de aclamação da nova Miss RS foi realizado no espaço 300 Cosmo Dining Room, no bairro Moinho de Ventos, em Porto Alegre. Com a mudança de agenda do Miss Universe Brasil, antecipado pela coordenação nacional para o mês que vem, Aline foi escolhida pela organização gaúcha, que tem como coordenador o jornalista Paulo Linhares.
LEIA TAMBÉM: MISS UNIVERSE: Argentina perde o título após falar mal de Luana Cavalcante e contestar legitimidade do concurso
Para a definição, foram avaliadas candidatas já inscritas para a etapa estadual do concurso de beleza, que será realizada em maio. De acordo com Linhares, uma equipe formada por apoiadores, incluindo profissionais como dentista, estilista e cirurgião plástico, ajudou na escolha da representante do RS, tendo em vista que haverá um curto período de preparação até o Miss Brasil. Aline foi considerada pela comissão a candidata mais preparada para ir em busca da 16ª coroa de Miss Brasil do Estado.
No ano passado, a hamburguense Eduarda Dallgnol representou o RS no Miss Brasil. Ela ficou no Top 7 e venceu a prova de popularidade, com votos do público pela Internet. Em 2023, Maria Brechane venceu a etapa gaúcha do concurso e depois conquistou o título nacional.
Motivo da mudança
Outros estados também estão indicando suas candidatas para o certame nacional. A mudança no cronograma da competição foi motivada para ter mais tempo de preparação da candidata brasileira para o Miss Universe, que acontece no fim deste ano.
Nas últimas quatro edições, o País foi eliminado da etapa mundial já no primeiro corte de candidatas. A organização do concurso quer voltar a conquistar o título máximo da competição, que desde 1968, com a baiana Martha Vasconcelos, não vem para o Brasil. Antes dela, o título de Miss Universe foi conquistado pela gaúcha Ieda Maria Vargas, em 1963.
Última vez que o País chegou perto do título mundial foi em 2020, com a gaúcha Julia Gama, que ficou com a vice-colocação. A coroa ficou com a mexicana Andrea Meza.
Duas misses em 2025?
Com a mudança no cronograma, a organização estadual precisou indicar uma candidata para a etapa nacional que ocorre antes da escolha regional. Com isso, em 2025 o RS terá duas Misses Universe. A escolhida em maio, nos moldes tradicionais do concurso, representará o Estado no Miss Brasil de 2026. Com isso, a coordenação estadual também ganha tempo de preparação com a nova eleita.
Mulheres interessadas podem se inscrever
A vencedora da segunda etapa, além do título de mulher mais linda do Estado, ganhará como prêmio um carro zero quilômetros e uma joia. Informações estão disponíveis nas redes sociais do Miss Universe Rio Grande do Sul ou pelo e-mail missuniverseriograndedosul@gmail.com.
LEIA TAMBÉM