Circula na internet um documento onde indica que, supostamente, o ex-BBB Matteus Amaral Vargas alegou ser negro para se enquadrar na cota racial de uma universidade. Além disso, o gaúcho deixou vazar, nos seus stories do Instagram, um vídeo onde a mãe parece citar o caso tentando o inocentar.
O documento do Instituto Federal de Farroupilha, referente ao curso de engenharia agrícola, é de 2014 e apresenta uma pessoa com o mesmo nome do ex-bbb e indica que o aluno se declarou ‘preto’ na coluna referente a etnia. Matteus não se pronunciou sobre o caso, porém as informações sobre o curso batem com o que foi dito por ele no programa global.
Apesar de ainda não ter falado sobre o assunto, o ex-BBB postou um vídeo no seu Instagram, fazendo carinho em um filhote ovelha, onde sua mãe parece estar falando sobre o caso. “Isso aí não dá nada. Se eu me declarei negra, eu sou negra”, disse a mulher no vídeo que foi apagado na sequência.
O que diz a lei?
Conforme Art. 2º da Lei 12.990 de 8 de junho de 2014, “poderão concorrer às vagas reservadas a candidatos negros aqueles que se autodeclararem pretos ou pardos no ato da inscrição no concurso público, conforme o quesito cor ou raça utilizado pela Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE”.
LEIA TAMBÉM
- Categorias
- Tags