Após sete anos longe dos palcos, Linkin Park está de volta. O retorno foi anunciado em setembro deste ano e veio junto com o primeiro single da banda em quase uma década: The Emptiness Machine.
A turnê mundial From Zero marca não apenas o retorno, como a nova fase da banda, com integrantes diferentes e muitas polêmicas.
FIQUE DE OLHO: Linkin Park fará show na região metropolitana do RS; veja onde
VEJA MAIS: MISS UNIVERSE TRANS: Gaúcha conquista coroa inédita para o Brasil em categoria 40+
From Zero e nova formação
O novo álbum da banda leva o mesmo novo da turnê: From Zero. Ele será lançado nesta sexta-feira, 15 de novembro, mesmo dia do primeiro show do grupo em São Paulo.
Sem Chester Bennington, morto em 2017, e Rob Bourdon, que não retornou para o novo trabalho, Mike Shinoda, Joe Hahn, Dave Farrell e Brad Delson alistaram Emily Armstrong, vocalista do Dead Sara, e o baterista Colin Brittain para o aguardado retorno.
CONFIRA: AINDA ESTOU AQUI: Selton Mello revela reação de Sean Penn com seu personagem
A primeira apresentação da nova formação aconteceu ainda em setembro, em Los Angeles, com transmissão ao vivo no YouTube.
No mesmo dia, foi anunciada uma turnê mundial com paradas na Inglaterra, Alemanha, Coreia do Sul, Colômbia e, é claro, no Brasil. E, embora Delson tenha participado da concepção e das gravações de From Zero, ele não saiu em turnê com a banda, dando lugar para o guitarrista Alex Feder.
LEIA TAMBÉM: “Não se torne vítima”: Oasis alerta para golpe com venda de ingressos para shows no Brasil
A banda também voltou a se apresentar na televisão norte-americana, mostrando as novas músicas durante o programa Tonight Show with Jimmy Fallon.
Além de levar as composições para a TV, o Linkin Park também iniciou seu processo de divulgação do novo trabalho, com Shinoda dando entrevistas em rádios e gravando um podcast ao lado de Armstrong para contar alguns dos bastidores da gravação de From Zero.
SAIBA MAIS: Linkin Park anuncia show no Brasil: Veja onde, quando, valores e como comprar
Polêmicas
O retorno da banda, apesar de muito aguardado, não aconteceu sem polêmicas. A mãe de Bennington, Susan Eubanks, chegou a dizer que não foi avisada que o Linkin Park retomaria suas atividades, algo que supostamente lhe foi garantido pelos membros do grupo.
Ainda, ela acusou Shinoda de tentar apagar a história de seu filho ao colocar outra vocalista para cantar suas músicas.
Eubanks também afirma que Mike já havia dito ao seu filho que o substituiria por uma vocalista mulher caso ele algum dia deixasse a banda, algo que teria chateado o músico.
LEIA TAMBÉM
FIQUE POR DENTRO: “Fumo na rua, como protesto”: Maria Gladys, avó de Mia Goth, critica proibição da maconha
Já um dos filhos de Chester, Jaime Bennington, reclamou publicamente do envolvimento de Armstrong com a Igreja da Cientologia e pela participação da cantora no julgamento do ator e também membro do culto Danny Masterson, condenado a 30 anos de prisão por estupro e agressão sexual.
A cantora, por sua vez, afirmou que retirou o apoio a Masterson quando ouviu o depoimento das vítimas.
NÃO DEIXE DE LER: Hugh Jackman teria traído esposa com outra atriz; saiba quem
Cientologia
Armstrong, no entanto, em momento algum falou sobre a relação que supostamente possui com a Cientologia, um dos cultos mais fechados dos Estados Unidos.
Vista como uma seita, a Cientologia conta com seguidores como Tom Cruise, John Travolta e Elisabeth Moss, além de políticos influentes. É muito comum, inclusive, que os envolvidos com a igreja não falem abertamente sobre as experiências com ela.
NÃO PERCA: Homem mais sexy do mundo de 2024 divide opiniões; saiba quem é John Krasinski
Busca por ingressos continua grande
Nenhuma das polêmicas afetou a busca do público por ingressos. No Brasil, as entradas para as duas apresentações no Allianz Parque, em 15 e 16 de novembro, esgotaram em menos de uma hora.
Ainda, muitos fãs que esperavam pelo retorno da banda ficaram de mãos abanando, mesmo depois de horas de fila presencial e online.
ENTENDA: Gaúcha de São Leopoldo eleita primeira Miss Universe Trans encerra reinado em cerimônia na Índia
Recomeço com From Zero
Desde o anúncio do lançamento de From Zero – referência ao nome original da banda, Xero -, o Linkin Park já soltou outros dois singles: Heavy is The Crown, que também se tornou a música-tema oficial da nova temporada do game League of Legends, e Over Each Other, lançada na segunda metade de outubro.
Primeiro disco de inéditas do Linkin Park em sete anos, From Zero surgiu após Shinoda e Hahn decidirem que era hora de voltar ao estúdio.
Gravado em segredo, o álbum representa um momento de renascimento para a banda, ao mesmo tempo em que busca resgatar a sonoridade que os transformou em um dos principais expoentes do Nu Metal nos anos 2000.
LEIA MAIS: Christina Aguilera anuncia shows no Brasil; confira locais e datas
O disco conta com 11 faixas, incluindo os três singles lançados até o momento, e já pode ser pré-salvo em plataformas de streaming.
Somadas, as novas canções já ultrapassam os 200 milhões de streams no Spotify e devolveram o Linkin Park para o topo das paradas de rock.
ENTRE NA NOSSA COMUNIDADE NO WHATSAPP
Primeira turnê em sete anos
Depois da apresentação em 5 de setembro em Los Angeles – o primeiro show da banda desde o show tributo a Bennington, em outubro de 2017 -, o Linkin Park ainda se apresentou em Inglewood (cidade da Califórnia), Nova York, Hamburgo (Alemanha) e Incheon (Coreia do Sul).
A segunda parte da turnê, iniciada em novembro, levou a banda a passar por Paris (França), e pela cidade norte-americana de Arlington. Na América do Sul, o Linkin Park se apresentou em Bogotá (Colômbia), no dia 11, antes de desembarcar no Brasil para os dois últimos shows de 2024.
A turnê mundial From Zero será retomada em abril de 2025, com show em Las Vegas, nos Estados Unidos. E, em novembro do ano que vem, Linkin Park volta ao Brasil, com mais quatro shows no País, indo para São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro e Porto Alegre.
CLIQUE NESTE LINK PARA SE INSCREVER NA NEWSLETTER DO ABCMAIS
Shows do Linkin Park no Brasil
Quanto aos outros shows no Brasil, a turnê do Linkin Park chega no dia 8 de novembro. Confira:
- Rio de Janeiro: 8 de novembro de 2025 – sem local
- São Paulo: 10 de novembro – sem local
- Brasília: 13 de novembro de 2025 – sem local
- Porto Alegre: 15 de novembro de 2025 – sem local
A venda dos ingressos ainda não começou e, para mais informações, acesse o site oficial da turnê.
- Categorias
- Tags