Os destaques das estreias do fim de semana nos cinemas trazem duas produções nacionais, um terror estrangeiro e um blockbuster e que mistura drama, ação e questionamentos.
Guerra Civil é um filme que vale reflexão mais profunda sobre nossa sociedade, centrando as ações em um futuro distópico em meio a uma crescente guerra civil provocada pela extrema polarização da sociedade que vemos nos dias de hoje.
Neste cenário, um grupo de jornalistas tenta sobreviver e chegar à capital dos EUA. Kirsten Dunst (de Homem-Aranha) e o brasileiro Wagner Moura, na pele de dois jornalistas, estrelam este trabalho do diretor britânico Alex Garland (Ex-Machina e Dredd) que gosta deste tipo de filme futurista que questiona os caminhos da humanidade.
Neste caso, ele usa a realidade norte-americana que espelha a realidade de muitos países (inclusive o nosso). Intolerância, ignorância, falta de empatia, xenofobia e outras pestes comportamentais humanas se misturam em um caldeirão de violência.
O que mais choca é que este futuro dito distópico é muito familiar aos conturbados dias de hoje nos quais vivemos sob uma tênue lâmina de convivência. Confira o trailer aqui.
Jorge da Capadócia celebra o Dia de São Jorge, 23 de abril, contando a história do soldado romano do século 3 que era cristão e que virou santo guerreiro, reunindo milhões de fiéis e tendo seu nome celebrado em canções.
O filme traz a trajetória de Jorge enfrentando a ira do imperador Diocleciano e até lutando contra um dragão, tudo em meio a belos cenários e produção caprichada.Mas a principal busca do filme é retratar o homem por trás do mito, mesmo que sua mitologia seja ressaltada em cena.
O carioca Alexandre Machafer é o diretor, roteirista e o próprio Jorge em cena. Ele já havia dirigido O Filho do Homem, de 2019, que trata sobre Jesus. Em ambos trabalhos Machafer busca dar uma visão mais humana de nomes que sustentam a fé cristã. Confira o trailer aqui.
Vidente por Acidente tem algo – além de ser nacional – em comum com Jorge da Capadócia: é uma produção na qual o protagonista também é seu idealizador. Otaviano Costa estrela esta comédia nacional que busca refletir sobre nossas vocações e a busca por preencher aquele vazio existencial que às vezes nos assola.
Otaviano é conhecido pelo carisma, além de ser um ótimo ator – curiosamente se destaca mais no drama do que na comédia, onde escracha e derrapa. Sob a direção de Rodrigo Van Der Put (Juntos e Enrolados), a história traz o arquiteto Ulisses em crise.
Em busca de um novo sentido para a vida, leva um golpe e acaba em uma trama de poderes sobrenaturais e muitas confusões. Com elenco cheio de participações, como Xuxa e Serjão, Vidente por Acidente diverte em meio a clichês do gênero e diversas referências artísticas. Confira o trailer aqui.
Abigail é um filme típico de terror que explora de maneira sangrenta e com humor mórbido a história de uma menina bailarina (vivida pro Alisha Weir) que é sequestrada inadvertidamente por um grupo que busca um resgate milionário.
Só que eles acabam descobrindo da pior maneira que a vítima é na realidade a algoz deles. E aí a “menininha” nada inocente faz uma verdadeira caçada mortal a seus sequestradores.
Sob a direção de Matt Bettinelli-Olpin e Tyler Gillett (que fizeram os novos filmes da franquia Pânico em 2022 e 23), Abigail é para quem curte terror com aquela tensão de jumpscare e cenas sanguinolentas. Confira o trailer aqui.
LEIA TAMBÉM