NAS TELONAS

"Foi há 25 anos..." o clássico Titanic volta às salas de cinema nesta quinta-feira

Lançado em 1998 e vencedor de 11 categorias do Oscar, o filme lotou as sessões da época e ficou por um bom tempo como um dos principais assuntos nas rodas de conversa

Publicado em: 09/02/2023 17:19
Última atualização: 23/01/2024 11:24

Titanic é um dos filmes de maior sucesso da história do cinema e está de volta às salas de exibição, em versão 3D, para celebrar os 25 anos de seu lançamento. Dirigido pelo cineasta James Cameron e inspirado no naufrágio ocorrido em 1912 quando o navio Titanic bateu em um iceberg, causando a morte de mais de 1,5 mil pessoas, o longa-metragem venceu de 11 categorias do Oscar de 1998. E mais do que isso, entrou para um seleto grupo de filmes marcantes, ao lado de O Poderoso Chefão, Casablanca, O Senhor dos Anéis, entre outros. O longa metragem retorna às telonas nesta quinta-feira (9).  

DiCaprio e Kate Winslet em uma cena icônica do filme Foto: Reprodução

É difícil, aliás, encontrar um adulto que não conheça seu enredo, o romance de Jack e Rose, as cenas impactantes do naufrágio e até a música de Céline Dion. Provavelmente, os mais jovens não tenham noção da tamanha empolgação pelo lançamento em 1998. Para se ter uma ideia, é o terceiro longa mais visto no mundo, ficando atrás apenas de Vingadores: Ultimato e do primeiro Avatar.

Lembro de quando o assisti no antigo shopping de São Leopoldo, no mesmo local onde está localizado hoje o Bourbon Shopping. A expectativa era grande, como se fosse a espera de um show internacional ou de um jogo de futebol decisivo. Era um sábado à tarde e a fila dava voltas e mais voltas, passava pela praça de alimentação e continuava. Um conhecido, morador de Porto Alegre, contou que foi no fim de semana ver em um shopping da capital, mas não conseguiu ingresso e por isso precisou adiar a experiência para segunda-feira à noite. Nos dias atuais, isso seria impensável.

O que mais se falava na época eram das cenas impactantes, dos jovens e belos protagonistas e também do marketing em cima da possível precisão histórica. É fato! Se alguma criança perguntar sobre a verdadeira história do Titanic, boa parte dos adultos dará seu relato baseado no filme. É bom lembrar que na época a internet e suas ferramentas de pesquisa não eram tão acessíveis como atualmente. Então, o filme serviu de aprendizado para muitos.

Passados 25 anos, há quem faça careta quando se fala em Titanic, como se fosse um defeito gostar do filme. Mas os que viram no cinema sabem o quão significativa foi a experiência. No fim da sessão daquele sábado, os muitos olhos marejados não eram só de adolescentes fãs de Leonardo DiCaprio. Pessoas de todas as idades e perfis saíram dali emocionadas e com a sensação de que aquele era um filme para nunca esquecer.

A dúvida hoje é se os jovens espectadores terão a mesma impressão ao ver Titanic na grande tela. Afinal, em 2023 os spoilers são muitos. Mesmo quem não assistiu conhece alguns detalhes, da polêmica sobre Jack caber ou não em cima da famosa porta boiando à frase de Rose já idosa "Foi há 84 anos...", que virou um meme sempre presente nas redes sociais.

Onde assistir

Novo Hamburgo
Cinemark – Bourbon Shopping Novo Hamburgo

São Leopoldo
Cinesystem – Bourbon Shopping São Leopoldo

Canoas
Cinemark – Canoas Shopping
UCI Cinemas – ParkShopping Canoas

Gravataí
Arcoplex – Shopping de Gravataí

Canela
Cine Gracher


Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas