A Disney anunciou oficialmente, através de postagem no canal de Star Wars na Internet no dia 11 de janeiro de 2024, que ainda este ano começarão as filmagens de “The Mandalorian & Grogu”. A produção vai trazer para as telonas os personagens do seriado de streaming “O Mandaloriano”, incluindo o personagem-título e o popular Grogu, mais conhecido pelo apelido de Baby Yoda.
Nem data de estreia nem enredo foram anunciados, mas a direção será de Jon Favreau, criador do seriado, com produção de Kathleen Kennedy e Dave Filoni. Um detalhe importante é dado no final do comunicado da Disney: “The Mandalorian & Grogu vai liderar a lista de filmes em produção da LucasFilm, incluindo filmes de Sharmeen Obaid-Chinoy, James Mangold e David Filoni”.
Ritmo acelerado desde aquisição da Lucasfilm
O comunicado indica uma mudança na estratégia de lançamentos da Disney no universo Star Wars, que foi adquirido pelo estúdio junto com a Lucasfilm em 2012. A tática inicial havia sido fazer vários lançamentos. Enquanto George Lucas havia lançado sete filmes de cinema e dois de tevê entre 1977 e 2012, a Disney passou a lançar um filme por ano nos cinemas, com produções de tevê paralelas.
Foi produzida uma nova trilogia, iniciada com Star Wars: Episódio VII – O Despertar da Força, em 2015, dirigido por J.J. Abrams. A trilogia seguiu com Episódio VIII – Os Últimos Jedi em 2017 e Episódio IX – A Ascensão Skywalker em 2019. Houve, ainda, Rogue One em 2016 e Han Solo em 2018. No streaming, foram lançados The Mandalorian (2019), O Livro de Boba Fett (2021), Obi-Wan Kenobi (2022), Andor (2022) e Ahsoka (2023).
Apesar do sucesso de bilheteria do primeiro filme, em 2015, o desempenho considerado abaixo do esperado para Han Solo em 2018 acendeu um alerta na Disney. E enquanto Mandalorian foi um sucesso no streaming, outras produções como Obi-Wan foram parcialmente rejeitadas por público e crítica.
A Disney vinha preparando uma nova safra de filmes de cinema. Em 2023 foi anunciada uma nova trilogia de Star Wars, que voltará a ter a atriz Daisy Ridley, em uma trama que será ambientada 15 anos após o episódio IX. Na direção, foi anunciada, pela primeira vez, uma mulher, Sharmeen Obaid-Chinoy, mais conhecida como documentarista.
Outras produções na linha da Disney de Star Wars eram um projeto de James Mangold ambientado no passado dos Jedi e um título sem detalhes a ser dirigido por David Filoni. Filoni, em novembro de 2023, assumiu a direção criativa do universo Star Wars da Disney e anunciou uma renovação, depois de críticas desfavoráveis e dos resultados abaixo do esperado de Solo e Obi-Wan.
Correção de percurso
O anúncio de janeiro de 2024 de que o filme do Mandaloriano deve estrear antes das demais produções seria uma tentativa de capitalizar a popularidade do único personagem com bom desempenho no atual universo Star Wars da Disney. A terceira temporada de Mandalorian estreou em 2023, com boa recepção e audiência.
Mandalorian acompanha um caçador de recompensas, com o mesmo visual do cultuado personagem Boba Fett, introduzido em O Império Contra-Ataca (1981), segundo dos filmes produzidos por George Lucas. A série narra como ele integra a raça dos chamados Mandalorianos, habitantes de um planeta que foi destruído pelo Império, e caracterizados pelo culto às armas e pelo uso de armaduras. Na trama, o caçador de recompensas interpretado por Pedro Pascal é contratado por um antigo general do Império para recuperar e entregar uma carga. Ele descobre que se trata de uma criança da mesma raça do mestre Yoda. O caçador se recusa a entregá-la e precisa lutar e fugir.
Ao longo das três temporadas de Mandalorian, são mostrados detalhes sobre a cultura dos Mandalorianos e é aprofundada a relação do caçador de recompensas, chamado Djin Darin, e a criança, chamada Grogu. Ainda não há detalhes sobre a trama do filme.
A Disney não especificou se os demais projetos serão suspensos ou apenas adiados.
LEIA TAMBÉM