O empresário Luciano Hang, dono das lojas Havan – e que ficou conhecido por sua atuação política em apoio ao bolsonarismo –decidiu tomar medidas legais contra a banda de punk rock Punkzilla, de Porto Alegre. O motivo do processo? A música “Eu odeio o véio da van”, lançada em 2020. (Confira abaixo)
Segundo O Globo, Hang acredita que a letra é “extremamente ofensiva e desrespeitosa”, apesar de não citá-lo nominalmente.
A defesa do empresário diz ainda que o single e a capa da canção são claras referências a Luciano Hang. Na petição inicial, 21 palavras “desabonadoras” foram listadas contra o empresário, entre elas “babaca”, “trouxa”, “senil”, “caloteiro”, “corno”, “brocha” e outras tantas.
Hang pede que seja indenizado em R$ 100 mil por danos morais, além da retirada da música de circulação, sob pena de multa diária de R$ 10 mil em caso de descumprimento.
Justificativa
Ao O Globo, o vocalista da banda, Francis Fussiger, contou a história da música. “Em 2017, fizemos um dos nossos primeiros shows na Serra Gaúcha e contratamos um serviço de van. O motorista que dirigia a van não era lá muito legal e deu até briga. Ficamos, então, com esse desejo de fazer uma música sobre essa turnê”, disse.
Banda ironizou nas redes sociais
A Punkzilla se posicionou no feed no Instagram no domingo (21): “Ficamos sabendo pelos jornais, mas ainda não recebemos a intimação. Cremos que o Sr. Hang cometeu um equívoco.” Além disso, escreveu: “Não sabíamos que ele dirigia vans.”
Confira música
LEIA TAMBÉM