TRAGÉDIA NO MAR
"Era tão inevitável": Diretor do filme Titanic revela que já sabia da implosão do Titan desde segunda-feira
Durante uma conversa com a CNN, James Cameron admitiu ter recebido a informação por "fontes confiáveis", mas deixou o caso em segredo
Última atualização: 28/12/2023 16:57
O diretor de Titanic, James Cameron, revelou em uma entrevista à CNN na quinta-feira (22), que já sabia o que tinha ocorrido com o submersível Titan desde segunda-feira (19).
Durante a entrevista, Cameron, que tem experiência no desenvolvimento de submersíveis e um longo histórico com o Titanic, afirmou que foi informado sobre algum tipo de implosão perto dos destroços do navio na segunda, quatro dias antes do final trágico do submersível vir a público, e um dia depois do desaparecimento da embarcação. De acordo com ele, a informação foi dada graças à “inteligência de origem militar”.
“A primeira vez que ouvi falar disso foi na manhã de segunda-feira. Eu imediatamente entrei na minha rede - porque é uma comunidade muito pequena no grupo de submersão profunda - e descobri algumas informações com cerca de meia hora de que eles haviam perdido as comunicações e o rastreamento simultaneamente”, explicou Cameron.
O veículo, que iniciou sua expedição aos destroços do Titanic no domingo (18), perdeu contato com o Polar Prince, navio de apoio que transportou a embarcação até o local exato no Atlântico Norte, aproximadamente 1 hora e 45 minutos após o início. As operações de busca começaram no mesmo dia.
“Recebi a confirmação de que houve um ruído alto consistente com uma implosão. Estou convivendo com isso há alguns dias, assim como alguns de meus colegas da comunidade de submersão profunda”, falou Cameron.
O diretor ainda lamentou a situação e homenageou a tripulação em conversas com sua comunidade de submersão em alto mar, mas não tornou-as públicas.
(*) Conteúdo revisado por Nadine Funck.