abc+

TEVÊ E STREAMING

DOCUMENTÁRIO DA XUXA: Perguntas que a série sobre a vida da apresentadora deixou em aberto

Dividida em cinco episódios, série está completa na Globoplay

Publicado em: 13/08/2023 às 16h:01 Última atualização: 13/08/2023 às 16h:01
Publicidade

Está completa na Globoplay, com seus cinco episódios, a série “Xuxa- O Documentário”, que repassa momentos importantes da vida da apresentadora que é um dos ícones da televisão no Brasil. Xuxa é natural de Santa Rosa, no Rio Grande do Sul, mas fez carreira no Rio de Janeiro.

Xuxa e Marlene Mattos, sua ex-empresária, se reencontram no quarto episódio de ‘Xuxa, O Documentário’, Original Globoplay  | Jornal NH



Xuxa e Marlene Mattos, sua ex-empresária, se reencontram no quarto episódio de ‘Xuxa, O Documentário’, Original Globoplay

Foto: Blad Meneghel/Divulgação

Dirigido por Pedro Bial, o documentário promoveu um esperado encontro entre Xuxa e Marlene Mattos, sua empresária e diretora nos tempos da TV Globo. Elas estavam há quase 20 anos sem contato após divergências profissionais.

O documentário é o mais visto do momento na Globoplay e mergulha em pontos importantes da carreira de Xuxa, que começou como modelo ainda muito jovem. No entanto, alguns momentos cruciais acabaram ficando de fora. Veja algumas perguntas que não são respondidas no documentário:

Afinal, por que a Globo acabou com o programa Xou da Xuxa?

Uma das atrações de maior sucesso nos anos 1980 e parte dos anos 1990, o infantil Xou da Xuxa, que em sua estreia desbancou programas tradicionais como TV Mulher e Balão Mágico e ocupou as manhãs inteiras da Globo, saiu do ar em dezembro de 1992. Depois disso, Xuxa apresentou o Planeta Xuxa, voltado para o público adolescente.

Os motivos do fim do Xou da Xuxa não suficientemente esclarecidos no documentário. Foi apenas a vontade de Marlene em trabalhar para outro tipo de público? Mesmo assim, fica difícil acreditar que a TV Globo, na época dirigida com mãos de ferros por Boni, atendesse a um mero desejo de Marlene, ou até mesmo de Xuxa.

No quinto e último episódio, Boni fala sobre como foi arriscado para Xuxa fazer a transição do público infantil para o adolescente. “O processo de desgaste quando se está no pico (da carreira) não é de imediato”, diz o ex-diretor da Globo. “Eu não queria estar na pele da Xuxa”, completa.

Por que Xuxa proibia a exibição e comercialização do filme Amor, Estranho Amor?

O tema é batido, mas quem viveu os anos 1980 sabe que o filme Amor, Estranho Amor, de Walter Hugo Khouri, se tornou um tabu quando Xuxa alcançou o estrelato como apresentadora infantil.

O documentário promove o encontro de Xuxa com o ex-ator Marcelo Ribeiro, com quem Xuxa contracena no filme. Os dois contam detalhes sobre os bastidores da filmagem e Xuxa rebate as críticas que recebe há mais de 40 anos por ter participado da produção.

Porém, em nenhum momento ela é questionada sobre as ações que moveu na Justiça para que o filme literalmente saísse de circulação. O caso chegou ao Supremo Tribunal Federal (STF).

Marlene Mattos atrapalhou a carreira de Xuxa nos Estados Unidos?

Episódio até então nebuloso, a não tão bem-sucedida passagem da Xuxa pela TV americana é explicada com detalhes no documentário dirigido por Pedro Bial – aliás, um dos grandes méritos da série.

O produtor americano Tom Lynch, responsável pela versão americana do Xou da Xuxa, que foi ao ar em 1993, aponta as principais causas para a não renovação da temporada do programa: a falta de intimidade de Xuxa com a língua inglesa, o conservadorismo americano e a tentativa de reproduzir a versão brasileira em uma país tão diferente do Brasil.

Entretanto, uma dúvida ainda permanece: Lynch conta sobre o cancelamento, em cima da hora, de uma entrevista que Xuxa daria ao vivo para o programa Good Morning, America. Ele aponta Marlene Mattos como a responsável pela decisão – a ex-diretora, aliás, é alvo constante de acusações no documentário.

O que se sabe é que Xuxa passou mal e voltou ao Brasil com um colar cervical. Mas nem Xuxa e nem Marlene são questionadas se houve algum boicote por parte da diretora em questões da carreira da apresentadora nos Estados Unidos.

Xuxa ignorou o relacionamento de Ayrton Senna com Adriane Galisteu quando decidiu procurá-lo?

No documentário, Xuxa revela que pensou em viajar para encontrar com Senna no fim de semana em que o piloto morreu vítima de um acidente no GP de San Marino, em 1994. Na época, Senna vivia um romance público com a então modelo e hoje atriz e apresentadora Adriane Galisteu.

A questão já havia causado polêmica nas redes sociais em 2020, quando Xuxa revelou a história pela primeira vez. Agora, ao reafirmar sua intenção, Xuxa perdeu a oportunidade de finalmente se explicar.

O que Senna cochichou no ouvido de Xuxa?

Em um documentário repleto de revelações íntimas, Xuxa não contou – e Bial tampouco perguntou – o que o piloto Ayrton Senna falou ao seu ouvido quando esteve no especial de Natal do Xou da Xuxa, em 1988.

Ao ser questionado pela apresentadora sobre o que queria de presente de Natal, Senna respondeu dizendo que não podia responder. “É censurado”, disse. Com a insistência de Xuxa, o piloto cochichou algo em seu ouvido.

A ausência dessa revelação não prejudica, claro, o andamento do bloco em que Xuxa narra seu relacionamento com Senna. Entretanto, a curiosidade, ou o mistério, permanece.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade