BELEZA E PROPÓSITO
Da farda à faixa: Quem é o guarda municipal de Novo Hamburgo eleito Mister RS
Em entrevista exclusiva, representante gaúcho no Mister Brasil 2025 revela como é ser um agente de segurança e fazer parte do certame de homens mais bonitos do País
Última atualização: 22/11/2024 12:26
A realização de um sonho. É assim que o guarda municipal de Novo Hamburgo Gustavo Henrique de Oliveira, de 28 anos, trata a sua nomeação como Mister Rio Grande do Sul CNB 2024/2025. A cerimônia de posse ocorreu na noite da quarta-feira (20) no Mares do Sul Hotel, em Tramandaí.
“Quando eu recebi o convite, eu fiquei um pouco em choque, porque não era uma coisa que eu estava esperando”, revela Oliveira. Ele foi escolhido pela coordenação estadual do tradicional concurso de beleza para representar o Estado no Mister Brasil CNB 2025, que será em abril do ano de 2025 em Santa Catarina.
O guarda municipal hamburguense participou deste mesmo concurso no ano passado e ficou em segundo lugar, sendo superado apenas por Matheus Maia, que eleito posteriormente Mister Brasil. “A primeira coisa que eu pensei foi sobre como cada coisa tem o tempo certo. Então, lembrei de quando eu fiquei na vice-colocação, eu queria muito ter vencido o primeiro lugar”, detalha Oliveira.
“Tem muitas coisas na vida que passam uma vez só, e que se você não aceita, dificilmente elas voltam de novo. O que eu pensei muito era sobre isso, como o Gustavo, que não aceitasse essa faixa, olharia para trás, talvez com arrependimento. Então, eu não perdi a oportunidade, porque eu entendi. Era o momento certo para ser”, completa.
Oliveira lembra quando começou o sonho de ser o representante gaúcho e conquistar o título nacional. "Eu acho que o sonho mesmo, ele surgiu no momento em que eu fiquei na vice-colocação no ano passado, que deu aquela vontade, assim, de ir até o final e de conquistar o primeiro lugar, de ser o Mister Rio Grande do Sul e representar o nosso Estado no Brasil", recorda.
Se vencer, além de ser o primeiro morador de Novo Hamburgo a se tornar Mister Brasil, o agente de segurança fará o Estado se igualar a São Paulo no ranking de vitórias da competição, com 5. Atualmente venceram pelo RS, além de Matheus Maia (2024), o ex-BBB Jonas Sulzbach (2010), Willian Rech (2012) e Reinaldo Dalcin (2013).
Antes do guarda hamburguense, o Estado já teve um Mister do Município: Diego Heldt, em 2015. Porém, ele não conquistou o título nacional.
Da farda à faixa
Oliveira conta que o ingresso no universo dos concursos de beleza surgiu em 2023, após o convite de uma pessoa que trabalha no ramo. “Um amigo me sugeriu, disse que eu tinha potencial. Pra mim, foi um desafio muito grande, visto que sou guarda municipal, então, na minha cabeça havia todo um estereótipo de alguém da Força de Segurança participar de um concurso de beleza, isso tudo era muito novidade pra mim, eu não tinha muitas referências”, lembra o mister.
No entanto, ele expõe que foi a partir da edição passada que passou a receber apoio dos colegas de farda. “Todos ficaram muito felizes com a notícia também, vibraram muito”, destaca. A participação do agente de segurança nestas competições tem gerado trabalhos como modelo e parcerias com clínicas de saúde e estética. Oliveira percebe que essas ações refletem nos colegas de trabalho.
“Começaram a se sentir mais encorajados a explorar mais essa questão da beleza também. Então, eu acho que isso tudo mostra que o homem pode, sim, cuidar de si, não tem problema nenhum”, observa. Para o mister, de forma geral, os homens estão mais abertos ao autocuidado e esse é um dos pilares de sua missão como agente social que o título proporciona. Ele pretende usar a visibilidade para que homens cuidem, principalmente, da saúde.
“Acho que já passou o tempo de preconceito, porque, na verdade, quando você está se sentindo bem consigo mesmo, isso melhora naturalmente a saúde como um todo. E é o que eu sempre digo, eu sou um grande defensor do cuidado pessoal. E ultrapassando o limite da beleza também, cuidar da saúde mental, fazer uma terapia e praticar exercícios físicos”, pontua Oliveira.
De Novo Hamburgo para o Brasil
Embora tenha nascido em Portão, Oliveira se considera um hamburguense de coração. Ele conta que da maternidade já foi levado para a cidade onde mora até hoje. “Sou um grande apaixonado por Novo Hamburgo, vivi aqui a minha vida inteira, não tenho pretensões de sair”, declara.
Colorado de coração, o Mister RS foi criado no bairro Rincão, passou a infância jogando futebol com amigos na Rua Bulgária. O carinho que desenvolveu pelo Município segue com ele, que agora enxerga na conquista desta semana uma oportunidade de enaltecer coisas boas de Novo Hamburgo, embora reconheça que existem problemas.
“A nossa cidade, que embora tenha muitos problemas, é muito boa para se viver, e a gente precisa de pessoas que levem a parte boa. O que eu fiquei muito feliz nesse processo todo é como Novo Hamburgo é aberta [para] essas questões culturais. Eu gosto muito de frequentar todos os eventos que eu consigo [participar] aqui da cidade”, pontua. Os favoritos do Mister são Festeja Hamburgo Velho e Hamburgerberg Fest.
Hoje uma das atividades esportivas preferidas do guarda municipal é correr, e as ruas da cidade são os locais preferidos, como a Avenida Mauricio Cardoso e a Avenida Victor Hugo Kunz.
Além da atuação como servidor público, trabalhos como modelo, e agora as funções como Mister, Oliveira também se dedica a outro trabalho. “Sou formado em Direito, então eu tenho um trabalho paralelo que é investir em imóveis de leilão. Tenho um projeto off record, que é justamente uma assessoria em leilões de imóveis, uma área que eu venho buscando já há um tempo, venho estudando”, conta.
Quer levar a resiliência do povo gaúcho
Oliveira terá cerca de 5 meses para se preparar para o Mister Brasil. A grande final está marcada para 5 de abril de 2025. Coincidentemente, dia em que Novo Hamburgo completa 98 anos.
“Já estou com alguns profissionais me ajudando, um personal, uma nutricionista, e eu tenho uma marca de suplementos parceira que está me acompanhando nesse processo. É um preparo muito grande. A dieta começa a ser muito mais restrita, aumenta bastante a frequência dos treinos, e eu acho que essa disciplina é o mais importante agora, é focar muito nisso”, adianta.
Oliveira ainda revela que trabalha em outros dois quesitos que considera cruciais para manter o título de homem mais bonito do País no território gaúcho: a oratória e o inglês. “Retomei aulas de inglês para ir bem preparado, porque sendo eleito o Mister Brasil, você participa do internacional e precisa estar com o inglês bem afiado”, pontua.
Como principal mensagem do Estado que representa, ele pretende levar para o concurso nacional a força, resiliência e a união do povo gaúcho, por conta das enchentes que afetaram o Rio Grande do Sul entre abri e maio deste ano. Naquela época, o Mister atuou ajudando na organização de voluntários, direcionando para locais onde precisavam de ajuda em Novo Hamburgo e, após a água baixar, atuou na organização de grupos para limpeza de casas em bairros afetados.
“A gente não conseguia limpar todas as casas, mas uma casa que conseguíamos limpar, falávamos com aquela família, para pudessem ajudar na casa do lado. Era uma bola de neve, algo positivo. Uma pessoa que a gente ajudava podia dar uma mão para o próximo. E assim, a gente conseguiu limpar, acredito, mais de 100 casas pelo menos”, recorda.
Beleza com propósito
O Mister RS deixa claro que uma das principais missões como eleito é estimular o autocuidado com saúde entre os homens. Embora ainda não tenha definido, ele já projeta qual ação social pretende levar para o Mister Brasil, que é um dos quesitos de avaliação.
“Eu tenho uma afinidade muito grande com a Liga Feminina do Combate ao Câncer, pelo fato de a Liga trabalhar muito com homens também, e o público masculino desconhecer esse trabalho”, adianta. Oliveira explica que até dois anos não sabia que o projeto também realiza trabalhos com os homens.
“Acho que o que falta, justamente, é essa informação ficar fixada na cabeça das pessoas. Tem muitos homens que tem filhos, filhos que têm pais já na idade para fazer os exames necessários, que não têm conhecimento de que a Liga é 'uma baita' instituição que pode ajudar nesse momento e salvar muitas vidas”, complementa.
Para além disso, o agente da guarda municipal tem como propósito mostrar o concurso além da beleza física. “[A competição] avalia muitos aspectos de cada candidato, e é justamente isso que a gente está fazendo lá. São pessoas que se desenvolvem para estar em um concurso que, apesar do quesito beleza, trabalham pela sociedade, têm suas ações sociais, e, no meu caso específico, além de ser um sonho concretizado, ser o mister, eu acho que é poder ajudar ainda mais a minha cidade, não só nas ações sociais, mas divulgando positivamente, de novo, o nome de Novo Hamburgo”, finaliza.
Perfil do Mister
Nome completo: Gustavo Henrique de Oliveira
Data de Nascimento: 06/10/1998
Idade: 28 anos
Signo: Libra
Esporte favorito: Correr
Comida favorita: A la minuta
Time do coração: Internacional
Estado Civil: Noivo