abc+

EVENTO ASTRONÔMICO

Cometa Nishimura que passa a cada 434 anos poderá ser visto esta semana; saiba como

Cometa foi descoberto ainda neste ano e centro de pesquisa prevê uma rápida passagem

Anna Julia Rodrigues
Publicado em: 12/09/2023 às 15h:03 Última atualização: 12/09/2023 às 15h:42
Publicidade

O cometa, denominado Nishimura, vai passar pela terra nesta terça-feira (12) e será possível observar o fenômeno no céu.

Cometa brilhante poderá ser visto pela primeira vez no céu | Jornal NH

Cometa brilhante poderá ser visto pela primeira vez no céu

Foto: Imagem/Dan Barlett

Descoberto no início de agosto deste ano, por um astrônomo amador japonês; o melhor dia para vê-lo a olho nu será no próximo fim de semana, no domingo (17). O episódio ocorre quando ele estará mais perto do sol e a distância, será de 33 milhões de quilômetros.

O cometa foi visto pela primeira vez em 11 de agosto de 2023 e leva o nome do seu descobridor, o japonês Hideo Nishimura. Já o nome científico, é C/2023 P1.

Em formato rochoso e gelado, possui uma cauda verde, sendo a cor como reflexo da sua composição, que contém mais gás do que a poeira.

COMO PRESENCIAR O EVENTO

A principal recomendação é, antes do sol nascer, observar o horizonte. Pois será mais fácil de ver a olho nu, ou então, com a ajuda de um binóculo.

Também é necessário que o tempo esteja aberto e sem nuvens. O famoso “dia de praia”.

As previsões são de que, no domingo (17), a passagem deve ser bem rápida. Então, é necessário estar preparado para conseguir acompanhar.

De acordo com o pesquisador Nicolas Biver, do Centro de Pesquisa Científica de Paris, ele poderá ser visto de novo no ano de 2457, caso sobreviva essa passagem pelo sol.

Com informações de UOL. 

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade