abc+

Uma nova opção nos EUA

Cofundador do Nirvana lança partido e entra na corrida presidencial à Casa Branca

Também lançando uma nova banda, o baixista Krist Novoselic fala em "novo caminho" para política com o lançamento de partido moderado longe de extremismos

Guilherme Schmidt
Publicado em: 26/06/2024 às 16h:09 Última atualização: 26/06/2024 às 22h:48
Publicidade

“Come as you are, as you were, As I want you to be (venha como você é, como você era, como eu quero que você seja)…”

A canção de Kurt Cobain que ganhou o mundo em 1991 com o disco Nevermind bem que poderia iniciar o hino do recém-lançado partido norte-americano Cascade, liderado pro ninguém menos que Krist Novoselic, baixista e cofundador (ao lado de Kurt) da icônica banda norte-americana Nirvana, que tinha ainda o baterista Dave Grohl (Foo Fighters).  

De terno e gravata, com uma imagem bem comportada, Krist Novoselic lançou seu partido político Cascade, que no início deste mês realizou pré-convenção para eleger o músico como seu candidato à Casa Branca, em 5 de novembro deste ano, em formalidade necessária para a legalização partidária. 

O cofundador da banda Nirvana Krist Novoselic (ao centro, de termo e gravata) se lançou à Presidência dos Estados Unidos pelo recém-criado partido Cascade



O cofundador da banda Nirvana Krist Novoselic (ao centro, de termo e gravata) se lançou à Presidência dos Estados Unidos pelo recém-criado partido Cascade

Foto: Divulgação/reprodução

Em entrevista à KOMO-TV (estação de televisão em Seattle, Washington, Estados Unidos, afiliada à ABC), Novoselic explicou que o partido não faz parte das ideologias democratas e republicanas. “Não é apenas um partido convencional. Estamos tentando fazer algo diferente, estamos tentando ser seminais, estamos tentando abrir um novo caminho.”

A ideia do cofundador do Nirvana é dar aos americanos um partido diferenciado, sem extremismos. Novoselic é conhecido pelo seu posicionamento político.  Há quase 30 anos, logo após o fim do Nirvana, fundou em 1995, em Washington, a Joint Artists and Music Promotions Political Action Comittee, comitê que lutava por uma política social voltada para a cena musical, defendendo direitos dos músicos e artistas fins. 

SIGA O ABCMAIS NO GOOGLE NOTÍCIAS!

O músico já defendia, em 2004, em seu livro Of Grunge and Government: Let’s Fixs This Broken Democracy! (Do Grunge ao Governo: Vamos Consertar esta Democracia Quebrada), que os EUA necessitavam urgentemente de profundas reformas eleitorais que dessem ao povo mais opções de escolha na hora de votar, e não só ficar entre as indicadas por republicanos ou democratas.

30 anos sem o Nirvana

O lançamento do partido de Novoselic se dá curiosamente 30 anos após o fim do Nirvana, que chegou a seu inevitável final em abril de 1994, com a morte de Kurt Cobain. Novoselic chegou a afirmar que o Nirvana espelha objetivos de seu novo partido, já que o grupo defendia alguns temas nos anos 1990, como causas feministas e LGBTs.

A banda Nirvana com Kurt Cobain, Krist Novoselic e Dave Grohl



A banda Nirvana com Kurt Cobain, Krist Novoselic e Dave Grohl

Foto: Divulgação

Novoselic já atuou no partido Democrata, até 2009, mas em entrevista à revista Rolling Stone, anos atrás, explicou que saiu porque estava desiludido com a forma de atuação partidária.

Apesar de já ter, algumas vezes, falado em se candidatar a cargos políticos, Novoselic nunca foi tão em frente como agora.  Ele já afirmou que pretende realizar convenções e até criou uma nova banda, a Bona Fide, para dar suporte à campanha.

“Precisamos obter mil assinaturas válidas para nos qualificarmos como um partido, então esses shows são realmente convenções políticas, mas não haverá quase nenhum discurso do palco. Não vamos subir lá e atrapalhar as pessoas com um monte de retórica. Basicamente, assine a petição se quiser ver um novo partido no Estado de Washington”, ressaltou.

Requisitos

Para legitimar um partido político nos Estados Unidos, além das assinaturas, é preciso ter um candidato a presidente. Mas, apesar de estar se lançando à Presidência, ele explica que eleger ele à Casa Branca não é o objetivo do Cascade.

“As regras dizem que precisamos ter uma chapa presidencial, mas estamos determinados a não estar na cédula de 2024 e, se isso for adiante, temos tudo alinhado porque não há autoridade estatuária para essa regra”, afirma.

Na semana passada já ocorreu a primeira apresentação de Bona Fide. Foi no dia 20, em Seattle. E no sábado (22), o grupo tocou em Aberdeen (cidade onde Kurt nasceu e o Nirvana foi criado em 1987), no festival Make Music Day. A banda do “senhor presidente” Novoselic tem ainda Mark Pickerel, Kathy Moore, Jennifer Johnson e Jillian Raye no palco.

Se o Cascade e o Bona Fide terão sucesso ainda não se sabe, mas, como diz a icônica canção nirvânica Smells Like a Teen Spirit, “here we are now, entertain us (aqui estamos agora, entretenha-nos)”. 

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade