abc+

NAS TELONAS

Cinco filmes para esperar nos cinemas em 2024

Tem ficção científica, super-heróis e comédia entre os filmes que chegam ao cinema ao longo de 2024

André Moraes
Publicado em: 29/12/2023 às 20h:48 Última atualização: 29/12/2023 às 21h:40
Publicidade

Uma das coisas curiosas sobre a indústria do cinema é que, muitas vezes, o investimento em publicidade começa quando a data de lançamento está próxima. Blockbusters e superproduções ganham trailers e cartazes até um ano antes, mas muitos títulos acabam tendo divulgação só às vésperas do lançamento. Para quem prefere se programar, vale dar uma conferida em cinco filmes interessantes previstos para chegar aos cinemas em 2024.

Não é uma lista exaustiva, porque são dezenas e dezenas de lançamentos. É uma sugestão de títulos pelos quais esperar, contemplando diferentes gostos, e variando um pouco o olhar. Não se trata de grandes animações ou histórias convencionais de super-heróis, que costumam ser as superproduções que ganham mais visibilidade antecipada. Estes são filmes relativamente mais discretos. Um dos critérios é que todos são sequências, remakes ou continuações, portanto já têm uma base de fãs interessada.

Furiosa: uma saga Mad Max | abc+



Furiosa: uma saga Mad Max

Foto: Divulgação

Furiosa: uma saga Mad Max

Previsto para chegar em maio, este filme é uma prequel ou prelúdio para Mad Max: Estrada da Fúria, de 2015. Conta a origem de Furiosa, que no filme anterior era vivida por Charlise Theron. A trama mostra como a jovem é raptada de uma comunidade de mulheres, em um futuro pós-apocalíptico, e como faz para sobreviver em um cenário caótico. No papel principal tem Anya Taylor-Joy, famosa por A Bruxa (2015) e Fragmentado (2016). A direção é do mesmo George Miller dos outros filmes da série Mad Max (1979, 1981, 1985 e 2015).

A série Mad Max está entre as sagas de aventura mais influentes das últimas décadas. Inspirou todo um subgênero da ficção científica, com histórias em ambientes pós-apocalípticos. De certa maneira, dois sucessos do streaming de 2023, The Last of Us e Twisted Metal, são descendentes da saga criada por George Miller.

Deadpool 3 | abc+



Deadpool 3

Foto: Divulgação

Deadpool 3

Paródia dos filmes de super-heróis da Marvel, Deadpool 3 está previsto para chegar em julho. Ryan Reynolds volta ao papel do ex-mercenário que ficou desfigurado e ganhou superpoderes. É o mais conhecido dos anti-heróis da Marvel, representando um contraste cômico com os mocinhos bem-intencionados. Os dois primeiros filmes, de 2016 e 2018, tinham um humor politicamente incorreto e quase chulo, mas baseado em boas frases. Nesta terceira parte, o herói se une a Wolverine. O X-Man das garras de adamantium volta a ser interpretado por Hugh Jackman, em seu primeiro retorno ao papel desde Logan (2017). Ainda não há detalhes sobre a trama. A direção é de Shawn Levy (Uma Noite no Museu, Free Guy: Assumindo o Controle), que estreia na série.

Deadpool é uma variação em relação aos demais filmes de super-heróis, em especial os da Marvel, que são a vertente de maior sucesso e adaptações no cinema. Trata-se de uma comédia com toques metalinguísticos, ou seja, que faz piada sobre o próprio fato de ser uma adaptação de super-heróis. Não por acaso, esta terceira parte tem Hugh Jackman, que já havia estrelado uma variante sobre o universo da Marvel em Logan.

Planeta dos Macacos: O Reinado | abc+



Planeta dos Macacos: O Reinado

Foto: Divulgação

Planeta dos Macacos: O Reinado

Previsto para maio. É o quarto capítulo da retomada da série Planeta dos Macacos, que teve cinco filmes entre 1968 e 1973, depois teve um remake de Tim Burton em 2001 e, a partir de 2011, ganhou prequels ou prelúdios. Esta fase atual teve Planeta dos Macacos: A Origem (2011); Planeta dos Macacos: O confronto (2014) e Planeta dos Macacos: A Guerra (2017). Em O Reinado, pela primeira vez, o protagonista não é mais o macaco César, mas um outro símio, muitos anos depois. A história mostra como os homens já estão muito debilitados e os macacos começam a impor perseguições e opressão. O protagonista parte em uma jornada de resgate, unindo-se a uma humana. A direção é de Wes Ball, de Maze Runner.

A saga Planeta dos Macacos está entre as mais longevas do cinema. Gerou cinco filmes ainda nos anos 1970, quando continuações eram raras. Toda a história é baseada em um livro de ficção científica francês, La Planète des Singes, de Pierre Boule. A história original contava as aventuras de um astronauta que ia parar em um planeta habitado por macacos. Ao longo das adaptações de cinema, a trama passou para o futuro da Terra, que eventualmente viria a ser dominada por símios.

Joker: Folie à Deux | abc+



Joker: Folie à Deux

Foto: Divulgação

Joker: Folie à Deux

Previsto para outubro. É a sequência para Coringa (2019), que reimaginava a mitologia do célebre inimigo do Batman nos quadrinhos da DC Comics. Assim como o primeiro filme, trata de questões sociais e aborda de maneira séria o problema das doenças mentais. Joaquin Phoenix volta ao papel-título, desta vez com Lady Gaga no papel da mulher que se apaixona por ele e vira a parceira Arlequina. A direção é do mesmo Todd Phillips do primeiro filme. Não se trata bem de uma história de super-heróis, mas sim de uma variante em um universo alternativo, explorando como seriam os personagens se existissem no mundo real.

Os Fantasmas se Divertem 2  | abc+



Os Fantasmas se Divertem 2

Foto: Divulgação

Os Fantasmas se Divertem 2 (Beetlejuice 2)

Lançamento em setembro. Sequência para a comédia macabra de 1988, novamente dirigida por Tim Burton. A trama se passa anos após o primeiro filme, que tratava sobre dois fantasmas inexperientes que contratavam um espírito vigarista para assombrar a casa que tinha sido deles. Há confirmação da volta de Michael Keaton ao papel, agora ao lado de sua esposa, vivida por Monica Bellucci. Winona Ryder volta ao papel, agora com uma filha vividida por Jenna Ortega (Wandinha). O elenco ainda tem William Dafoe.

Os Fantasmas se divertem é um filme cultuado, embora possa ser menos lembrado do que outros de Tim Burton como Edward Mãos de Tesoura (1990) ou Batman (1989). Ainda assim, mostrava o gosto do diretor pelas extravagâncias e pelos temas macabros. É interessante que a continuação também envolve Jenna Ortega, que se projetou graças a Wandinha, justamente produzida por Tim Burton, contando a história da adolescente problemática da Família Addams.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade