AGENDA POLÊMICA

Câmara de Vereadores de Canoas aprova moção de repúdio ao show de MC Pipokinha na cidade

Cantora tem apresentação no município somente no dia 26 de maio, mas já movimenta posicionamento negativo. Produtora da artista se manifesta

Publicado em: 21/03/2023 14:40
Última atualização: 26/02/2024 11:07

"O show mais aguardado da região metropolitana", avisa o banner de divulgação. Pela primeira vez em Canoas, MC Pipokinha tem apresentação marcada para o dia 26 de maio. Mesmo faltando um pouco mais de dois meses para a apresentação, a simples ideia da presença da cantora na cidade já dá o que falar. Em sessão ordinária, a Câmara de Vereadores já aprovou uma moção de repúdio contra a vinda da polêmica MC. A proposta é do vereador Airton Souza (MDB).

MC Pipokinha faz barulho em Canoas dois meses antes de sua apresentação Foto: REPRODUÇÃO
"Além de tudo que ela propaga, o maior problema é ela falar mal dos professores", explicou o vereador. "Nós sabemos da importância dos professores na vida da sociedade. Eu não posso concordar que esta cidadã, depravada, essa deturpada, venha para nossa cidade apresentar um show".

O vereador salienta respeitar a liberdade individual e cultural de cada um, no entanto, acredita que a MC Pipokinha não tem nada a contribuir durante sua passagem pela cidade, com coreografias, danças e músicas que considera vulgares.

"Eu respeito a liberdade acima de tudo, e entendo que a música da MC Pipokinha tem seus fãs e defensores, mas quando ataca uma categoria como a dos professores, ela mostra desconhecer a base da nossa sociedade", observa. "Só está ganhando dinheiro porque alguém a ensinou alguma coisa, embora eu ache que ela mesma não tenha nada a ensinar. Tudo que ela faz no palco é muito vulgar".

Resposta da produtora

MC Pipokinha se apresentará na noite de 26 de maio, a partir das 22 horas, no Órbita, que fica no bairro Marechal Rondon. Os ingressos estão quase esgotados, segundo a organização do evento. Produtora de evento que é uma das responsáveis pelo show, Victória Tonetto comenta que a nota de repúdio do Legislativo 'cheira' à censura.

"Canoas está com uma taxa de homicídios altíssima, as ruas puro buraco, pessoas passando fome, as escolinhas de mal a pior e os vereadores estão preocupados com um show particular?", argumenta. "Estão como se fossem ditadores, escolhendo o que os canoenses devem ou não gostar? A ditadura acabou faz tempo".

Pedido de desculpas

A cantora catarinense Doroth Helena de Sousa Alves tem 24 anos, mais conhecida como MC Pipokinha, vem se destacando com letras ousadas e vocal agressivo ao som das batidas estouradas do funk de rua. Nas redes sociais, Pipokinha alterna fotos provocantes com histórias de superação.

Acabou, no entanto, se envolvendo em polêmica em um vídeo que viralizou após fazer um deboche ao salário dos professores. A fala foi em resposta a um fã no Instagram, que tinha contado que discutiu com uma professora devido à funkeira.

Após o deboche, a cantora teve ao menos sete shows cancelados. Na noite do último dia 15, Pipokinha fez um vídeo pedindo desculpas.

"Eu tava sofrendo muitos ataques que não chegaram aqui na mídia, então no calor da emoção acabei falando aquilo mesmo, mas em nenhum momento eu quis ofender os professores. E se se sentiram ofendidos com minha palavra, peço desculpas porque não foi a minha intenção. Espero que tenham entendido", afirmou a cantora em suas redes.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas