abc+

ACUSAÇÕES

BBB 24: Equipe de Yasmin Brunet notifica ex-BBB Gleici Damasceno por calúnia e Boninho chama de mimimi

Caso aconteceu após um tuíte publicado por Gleici ser associado a uma acusação de racismo contra a modelo

Publicado em: 27/01/2024 às 20h:40
Publicidade

A influenciadora Gleici Damasceno, campeã do Big Brother Brasil 18, foi notificada extrajudicialmente pela equipe de Yasmin Brunet, do BBB 24, sob a acusação de “calúnia” nesta sexta-feira (26). Boninho reagiu criticando os administradores de perfis de redes sociais dos brothers confinados no reality show.

Gleice Damasceno BBB | abc+



Gleice Damasceno BBB

Foto: Redes Sociais/Reprodução

O caso aconteceu após um tuíte publicado por Gleici ser associado a uma acusação de racismo contra a modelo. A informação foi confirmada pelo Estadão neste sábado (27).

Gleici realizou a postagem após uma onda de críticas a Yasmin e Wanessa Camargo por atitudes contra Davi, também participante do BBB 24. “Essas meninas estão sendo é (sic) racistas. Pronto, falei”, escreveu a influenciadora, sem citar nomes.

Segundo o documento, obtido pela reportagem, a postagem teria “incitado ódio nas redes sociais”. “Acusar a notificante de racismo sem provas substanciais pode resultar em sérias consequências para todas as partes envolvidas. É fundamental compreender que a acusação de racismo é um assunto sério, que deve ser tratado inclusive com o devido respeito aos trâmites legais estabelecidos”, diz um trecho.

A equipe da modelo ainda pede que a campeã do BBB 18 “se abstenha a realizar qualquer publicação e/ou declaração que acuse falsamente a notificante do crime de racismo e/ou injúria racial”. Além disso, os procuradores exigem que Gleici “publique uma breve retratação na rede social X (antigo Twitter), esclarecendo que sua intenção não foi acusar a notificante Yasmin Brunet de ser racista”.

Boninho perde paciência

O diretor do reality não parece estar satisfeito com os embates entre os chamados “ADMs”. Em um vídeo publicado em seu Instagram, ainda na sexta, Boninho sugeriu: “Adms, fechem a boquinha”.

Logo, a web especulou que a indireta foi para os responsáveis pelos perfis de Yasmin Brunet e de Davi, que andaram se estranhando nas redes sociais no mesmo dia.

“Hoje começou essa loucura de ‘vou trabalhar, vou fazer justiça, quem tá errado, quem tá certo’. Os adms enlouquecidos com os processos… ‘Vamos arrumar juízes, advogados, vamos processar você, mais a galera que também segue o Big Brother’.. Não… Não… Nada disso, calma! Menos…O BBB é um jogo, e quem decide é a galera”, disse.

E recomendou: “Essa balela não vai ajudar”. O diretor finalizou que quem decide quem vence o jogo é o público.

Esta não é a primeira vez que Boninho critica a postura de donos de perfis dos brothers. A primeira polêmica se deu depois das falas consideradas capacitistas de Maycon Cosmer relacionadas a Vinícius Rodrigues – ambos já eliminados do reality.

Na ocasião, o perfil oficial do merendeiro divulgou uma nota de esclarecimento, e Boninho rebateu por meio de um vídeo. “Como o administrador consegue entender o que o cara está pensando lá dentro da casa? O cara tá pesando qualquer coisa e aí eles vem com nota de esclarecimento, que o tal cara não está? Gente, cai na real! Isso não convence ninguém”.

Ele ainda fez uma sugestão para os profissionais por trás das redes sociais dos participantes: “Fecha a boca e reza pra eles não falarem merda. E segue o barco para o que ganhar. Mas começar a fazer notas de esclarecimento, começar a discutir aqui fora, não adianta coisa nenhuma. Fica a dica!”.

Entenda a polêmica 

Wanessa Camargo e Yasmin Brunet têm criticado constantemente Davi, colega de confinamento do Big Brother Brasil 24. Na última quinta, 25, após a Prova do Líder, em que MC Bin Laden se consagrou campeão, as duas conversaram sobre a possibilidade de tirar o brother do quarto onde as duas dormem.

As participantes ainda tentaram conversar com os outros confinados do reality sobre o plano delas, mas foram impedidas por Marcus Vinicius. “Ele é tão participante quanto todo mundo”, defendeu o brother.

As duas também já comentaram sobre a energia de Davi, dizendo que o participante se esconde atrás de algumas mulheres para ficar em um jogo “confortável”. Com as falas recorrentes das sisters sobre o motorista de aplicativo, internautas começaram a debater a possibilidade de racismo por parte das participantes com o baiano.

A equipe de Yasmin Brunet alegou que a sister estaria sofrendo “difamação”. “Deixa de ser um jogo limpo e saudável quando há a tentativa de transformar conflitos derivados da convivência em narrativas voltadas a pautas sociais”, diz um trecho da nota.

O perfil de Wanessa também fez uma postagem para comentar o caso: “Precisamos nos atentar para a facilidade com que o desconforto de uma mulher é diminuído sem minimamente considerar o contexto de vida dela (…) Não tornemos vilã quem apenas está pontuando percepções individuais e coletivas”.

O Estadão entrou em contato com a equipe de Gleici para um pronunciamento sobre o caso, mas não obteve retorno até a publicação deste texto. O espaço segue aberto.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade