O ator de 50 Tons de Cinza Jamie Dornan precisou ser hospitalizado em Portugal por sintomas parecidos com infarto no ano passado, de acordo com o apresentador escocês Gordon Smart, amigo dele. Porém, o verdadeiro motivo teria sido uma intoxicação a partir de uma lagarta. O assunto foi falado no começo de janeiro no programa escocês da BBC The Good, The Bad and the Unexpected.
Gordon falou que eles e mais alguns amigos estavam em uma viagem para jogar golfe quando tudo aconteceu. “posteriormente, evoluiu para um coceira no meu braço esquerdo”, afirmou. Todos tinham passado o dia bebendo vinho e Espresso Martini, uma bebida alcóolica com cafeína e vodka, enquanto jogavam.
No segundo dia, tentaram continuar os jogos, mas o apresentador começou a sentir a mão e o braço esquerdos formigarem. Naquele momento, Smart teve certeza que estava tendo um ataque cardíaco, de acordo com o portal CNN. Ele foi levado ao hospital e, quando voltou ao hotel, Gordon contou para o amigo que passou pela mesma coisa, também sendo hospitalizado.
Ambos se recuperaram e somente depois souberam que o motivo real para os sintomas eram lagartas. “Acontece que tínhamos entrado em contato com lagartas do pinheiro, e tivemos muita sorte de sair dessa experiência com vida”, disse. Ainda segundo ele, elas ficam também em campos de golfe no sul de Portugal.
Infarto? Não, lagartas!
As pequenas lagartas do pinheiro, ou “processionárias”, cientificamente chamadas de Thaumetopoea pityocampa Schiff, se transformam em lindas mariposas. Podem parecer fofas, mas são extremamente perigosas para humanos e principalmente para animais.
Elas possuem pelos pelo corpo que podem provocar reações alérgicas terríveis, sendo ainda mais grave dependendo da sensibilidade de cada um. As cerdas possuem taumatopoína, uma proteína responsável pelo efeito irritante, de acordo com o Instituto Nacional de Emergência Médica (Inem), parte do Ministério da Saúde de Portugal.
Os sintomas são:
-
irritação cutânea com comichão, ardência, pele vermelha e inchaço;
-
as lesões cutâneas têm características maculopapulares e podem ser acompanhadas de vesículas;
-
irritação ocular, bem semelhante a uma conjuntivite com os olhos vermelhos, coceira e inchaço;
-
inalação dos pelos pode desencadear tosse e dificuldade respiratória que pode se tornar muito grave.
Os sintomas podem surgir alguns minutos ou horas após o contacto e persistir por dias.
Ao entrar em contato com os pelos, seja de forma direta ou por inalação, deve-se:
- retirar todas as roupas e tomar banho;
- lavar os olhos com água corrente durante cerca de 10 minutos;
- remover os pelos urticantes que possam ter ficado na pele;
- aplicar um creme hidratante;
- se os efeitos/reação alérgica forem intensos, é necessário procurar ajuda médica.
LEIA TAMBÉM