Após 54 anos, a banda norte-americana Aerosmith anunciou que encerrou suas atividades. Em comunicado nas redes sociais nesta sexta-feira (2), o grupo disse que a aposentadoria se faz necessária devido a problemas vocais de Steven Tyler, vocalista e líder da banda, que está com 76 anos.
“Como vocês sabem, a voz de Steven é um instrumento como nenhum outro. Ele passou meses incansavelmente trabalhando para que a sua voz chegasse onde estava antes da sua lesão (nas cordas vocais)”, diz trecho da nota, ressaltando que, apesar da luta de Tyler e os esforços da melhor equipe médica ao seu lado, “não é possível uma recuperação total da sua lesão vocal”.
A banda foi fundada em em Boston, Massachusetts, em 1970, por Steven Tyler (vocal), Joe Perry (guitarra), Tom Hamilton (baixo), Joey Kramer (bateria) e Ray Tabano (guitarra). No ano seguinte, Tabano foi substituído por Brad Whitford e, desde então, o quinteto segue junto na formação.
LEIA TAMBÉM: OLIMPÍADAS 2024: Confira a agenda completa deste sábado e saiba onde assistir
“Tomamos uma decisão dolorosa e difícil, mas necessária – como uma banda de irmãos – de nos retirarmos da turnê”.
Banda estava em turnê de despedida
Com 53 anos de estrada, o Aerosmith estava em sua turnê de despedida, intitulada “Peace Out”. Iniciada em 2023, a banda, no entanto, realizou apenas três shows. O último deles ocorreu na UBS Arena, em Nova York, Estados Unidos, quando Tyler sofreu uma ruptura grave nas cordas vocais, responsável por causar uma fratura na laringe no dia 9 de setembro. A lesão ocorreu durante a terceira música do set, “Rag Doll”, mas o cantor seguiu o show até o fim, terminando o repertório de 17 canções.
Após o episódio, a banda anunciou uma pausa e retornaria em setembro deste ano, e finalizando em fevereiro de 2025.
No Brasil, a última passagem foi em 2017, quando se apresentaram no Rock in Rio. Já no Rio Grande do Sul, o Aerosmith subiu ao palco no dia 11 de outubro de 2016, no Estádio Beira-Rio, em um show para 30 mil pessoas.
Confira o comunicado na íntegra:
LEIA TAMBÉM