RECUPERAÇÃO PÓS-ENCHENTE
Prefeitura de São Leopoldo esclarece situação dos cadastros para Auxílio Reconstrução
Órgão afirma que há alta demanda e que os dados ainda estão sendo enviados para o governo federal
Última atualização: 14/06/2024 16:01
O governo federal iniciou nesta segunda-feira (27) a fase de confirmação de dados das famílias cadastradas pelas prefeituras para receberem o Auxílio Reconstrução de R$ 5,1 mil, em parcela única, no Rio Grande do Sul. No entanto, algumas pessoas foram surpreendidas com a seguinte mensagem: "CPF não cadastrado pela prefeitura", seguida por uma orientação para que o cidadão solicite esse cadastro.
Em informe encaminhado à imprensa pela Superintedência de Comunicação da Prefeitura de São Leopoldo, o órgão alega que "trabalha na compilação e ajuste das possíveis inconsistências dos dados, tanto das famílias abrigadas, como daquelas que já possuem o CadÚnico e também daqueles que se cadastraram através do site Ajuda Tchê".
No material, a Scom acrescenta que há um expressivo volume de demanda e afirma que "a Prefeitura de São Leopoldo está trabalhando de maneira intensiva e está enviando os cadastros em lotes dentro dos parâmetros exigidos pelo Governo Federal". Ao final do texto, o órgão garante que nenhuma família ficará sem acesso ao benefício.
Não precisa ter conta na Caixa para receber o Auxílio Reconstrução
A Caixa Econômica Federal informou que as famílias não precisam se preocupar em abrir contas no banco. A instituição vai identificar se o responsável já tem conta, poupança ou corrente, e realizará o crédito automaticamente. Caso o beneficiário não tenha conta, a Caixa diz que se encarrega de abrir uma Poupança Social Digital para recebimento do Auxílio Reconstrução, que poderá ser movimentada pelo aplicativo "Caixa Tem".