Não são só as crianças — e os pais — que estão ansiosos para o retorno das aulas. Os parceiros do projeto Ser Educação também estão contando os minutos para o início do ano letivo. Afinal, todo o trabalho de preparação começa a ser colocado em prática a partir do primeiro dia de aula. Para o reitor da Universidade Feevale, Cleber Prodanov, a expectativa é de um ano excelente. “Vamos continuar preparando nossos estudantes, facilitando a troca de experiências e oportunidades de emprego e, consequentemente, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da sociedade”, afirma Prodanov.
No mesmo sentido, o professor Jorge Feldens, do Instituto Ivoti, afirma que este ano letivo tem um elemento especial, por ser o bicentenário da imigração alemã. “Uma história que faz parte da nossa identidade e que reconhecemos com orgulho. Valorizamos as contribuições culturais, educacionais e sociais dos imigrantes alemães para a nossa região e para o Brasil, e estamos comprometidos em honrar essa tradição enquanto construímos o futuro com base em sólidos princípios e valores”, destaca.
Nesta 5ª edição, o projeto Ser Educação — capitaneado pelo Grupo Sinos e entidades parceiras — tem como meta aprofundar a discussão sobre três pilares: inovação, educação profissional e diversidade e inclusão. Para Luciana Mineiro, gerente de Marketing da Universidade Feevale,a instituição tem a satisfação de apoiar, pelo quinto ano consecutivo, o projeto que busca incentivar melhorias e compartilhar boas práticas no ensino. “Como produtora e socializadora de conhecimentos, a Universidade Feevale vem buscando promover a inovação e o empreendedorismo ao longo dos seus 55 anos. Entendemos que participar de projetos como o Ser Educação nos faz avançar e focar ainda mais nos nossos propósitos de formação das futuras gerações, incentivando o desenvolvimento das pessoas e da sociedade”, declara Luciana.
Novo ano letivo
“Queremos, por meio da educação, estimular o aprendizado e a colaboração entre as pessoas, aportando tecnologia e criando um ambiente onde o conhecimento seja criativo e dinâmico. Isso é fundamental para que os nossos alunos possam ter condições de estudar, trabalhar e pleitear um futuro melhor para eles e para o país.
Cleber Prodanov, reitor da Universidade Feevale
“O Instituto Ivoti está preparado para iniciar um novo ano letivo, oferecendo uma educação de excelência que abrange desde a educação infantil até a pós-graduação. Com uma história de 115 anos de compromisso com a formação integral dos nossos estudantes, estamos ansiosos para receber a todos de volta às salas de aula, onde poderão participar de experiências educacionais enriquecedoras e desenvolver seus talentos. Além disso, estamos entusiasmados com mais um ano de parceria estabelecida com o Ser Educação, uma união que fortalecerá ainda mais nossa missão de formar cidadãos preparados para os desafios do mundo atual, integrando inovação, tecnologia e valores humanos em nossa abordagem pedagógica.”
Jorge Feldens, professor do Instituto Ivoti
Projeto Ser Educação
Na quinta edição, o projeto é capitaneado pelo Grupo Sinos com a participação de entidades parceiras e busca fomentar a discussão sobre os rumos da educação, além de lançar luzes sobre temas específicos. Neste ano, os pilares do projeto são: inovação; capacitação profissional; inclusão e diversidade.
Patrocínio máster: Sesi/Senai
Apoio: Instituto Ivoti e Universidade Feevale
Apoio institucional: Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom, Estância Velha e Dois Irmãos (ACI-NH/CB/EV/DI)
Saiba Mais
O Ser Educação teve início em 2020, como uma resposta do Grupo Sinos e entidades parceiras aos desafios enfrentados pela área da educação com o avanço da pandemia da Covid-19. Em 2021, ainda com as sequelas da pandemia, seguiu como ferramenta de apoio para professores, alunos, famílias e gestores. Em 2022, o projeto evoluiu e realizou a primeira edição do Fórum e do Prêmio Ser Educação, já com a possibilidade de encontros presenciais. Em 2023, o Ser Educação se consolidou e se transformou numa referência sobre o tema na região. Conheça os pilares desta 5ª edição:
Inovação
Em um mundo altamente conectado e em constante mudança, o uso de tecnologias cresce a cada dia e, no ambiente escolar, torna-se um aliado do professor. Entre os temas a serem abordados está educação digital e robótica.
Educação profissional
Preparar o aluno para a vida profissional, contribuir para que o cidadão possa se inserir e atuar no mundo do trabalho com mais eficiência é um dos desafios do ensino. Entre os temas a serem abordados estão educação técnica/nível médio e incentivo ao magistério.
Inclusão e diversidade
Uma educação inclusiva vai além de receber alunos com necessidades específicas. É necessário promover uma igualdade de conhecimento. Entre os assuntos que serão abordados está o combate a estigmas e ambiente inclusivo.
LEIA TAMBÉM