A mudança que as novas gerações causam no ensino técnico e tecnológico foi tema da segunda edição do Painel Ser Educação, promovido nesta terça-feira (13) na nova sede do Senac Novo Hamburgo. Mediado pela jornalista Francine Silva, o bate-papo abordou a importância do ensino tecnológico e como as empresas têm se moldado à nova geração no mercado de trabalho. A live na íntegra pode ser conferida no canal da Rádio ABC 103.3 FM no YouTube.
Nesta edição, participaram a coordenadora dos cursos de Comércio Exterior, Gestão Comercial e Gestão de Recursos Humanos da Universidade Feevale, Cristiane Froehlich; o presidente do Conselho Regional dos Técnicos Industriais do Rio Grande do Sul (CRT-RS), Luiz Antonio Castro dos Santos; e o coordenador da área de aprendizagem e ensino à distância do Senac Novo Hamburgo, Patrick Andretti.
Para Cristiane, os profissionais da educação precisam estar em constante aprendizagem e processo de capacitação para atrair e reter a atenção das novas gerações. “São jovens ágeis, que aprendem rápido e com facilidade, e têm uma veia empreendedora muito forte, mas logo se distraem caso a gente não use recursos que os encantem”, destaca.
Na mesma linha, Andretti ressalta que a nova geração busca um projeto de vida: “Eles vêm com um objetivo de carreira, planos, sonhos. E começam desde cedo a trilhar esse caminho.” Ele lembra que a educação técnica ajuda a realizar de alguns desses sonhos.
Presidente do CRT-RS, Castro entende que os desafios do ensino técnico passam pela maior atenção dos governos federal e estadual nas escolas técnicas. “Muitos jovens das escolas técnicas estaduais se frustram por não alcançar o mesmo nível do que colegas de escolas do Sistema S, por exemplo”, alerta.
O próximo Painel Ser Educação será no dia 10 de setembro, na Universidade Feevale, e vai tratar de inclusão e diversidade.
LEIA TAMBÉM
- Categorias
- Tags