abc+

Oportunidade

Mundo Senai atrai mais de 700 jovens interessados em profissionalização técnica na região

Em Novo Hamburgo, evento busca incentivar cursos no segmento calçadista

Publicado em: 13/08/2024 às 11h:55 Última atualização: 13/08/2024 às 11h:56
Publicidade

O curso profissionalizante de Técnico em Calçado é o carro-chefe do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-RS), em Novo Hamburgo. O evento Mundo Senai, que teve início na quarta-feira (7) até a sexta-feira (9) em 33 unidades gaúchas do instituto, teve como foco abrir as portas do local para a comunidade escolar.

Mundo Senai em Novo Hamburgo faz tour com estudantes por áreas da indústria calçadista. | abc+



Mundo Senai em Novo Hamburgo faz tour com estudantes por áreas da indústria calçadista.

Foto: Letícia Prior Breda

Apresentar o segmento calçadista aos jovens é um desafio. Segundo a coordenadora pedagógica do Senai-NH, Carolina Zanini da Costa, o Mundo Senai é um momento de integração necessário para prender a atenção dos adolescentes, que estão mais afastados dos cursos profissionalizantes. “Por mais que Novo Hamburgo esteja ligado à indústria do calçado, às vezes os jovens ainda estão distantes dessa realidade”, esclarece.

Gerente Alexandre Costa enxerga no Mundo Senai oportunidade de reintegrar jovens com o trabalho nas indústrias.  | abc+



Gerente Alexandre Costa enxerga no Mundo Senai oportunidade de reintegrar jovens com o trabalho nas indústrias.

Foto: Letícia Prior Breda

A realidade persiste em outras unidades do Senai no Vale dos Sinos. O gerente de operações do Senai em Novo Hamburgo e Estância Velha, Alexandre Costa, explica que a procura por cursos técnicos já foi maior no passado, quando o jovem conseguia ligar à indústria como uma fonte de trabalho e renda. Por isso, o instituto busca reintegrar esse público, o que desenvolve uma conexão do jovem com a indústria. “Isso não é uma particularidade só do segmento calçadista ou coureiro, mas sim da indústria como um todo, onde há um afastamento desse público até por buscar coisas mais tecnológicas. Mas isso é um desconhecimento por não saber que a indústria hoje é muito tecnológica”, acrescenta.

Aos 17 anos, Maria Luiza logo se tornará uma técnica em calçados. | abc+



Aos 17 anos, Maria Luiza logo se tornará uma técnica em calçados.

Foto: Letícia Prior Breda

Quem busca por profissionalização, não se arrepende. É o caso da estudante Maria Luiza Karawsky Schlindwein, 17 anos, que há um ano realiza o Curso Técnico em Calçado, modalidade que forma mais de 300 alunos por ano em Novo Hamburgo. Apaixonada por moda, a jovem enxerga na profissionalização um caminho para seguir na área que gosta. “É uma grande oportunidade. Começamos com o básico e, aos poucos, vamos indo para o prático, até confeccionar calçados. Penso em seguir na área do design, e o curso me ajuda a ter uma boa base”, destaca.

Região tem diversas opções de cursos

Nas unidades do Senai de Novo Hamburgo e Estância Velha, um leque de cursos pode interessar jovens que buscam pela profissionalização. A maioria das opções pede que o aluno tenha mais de 16 anos e escolaridade que varia entre ensinos fundamental e médio. Mais informações pelos telefones (51) 3904-2637, em Estância Velha, e (51) 3904-2720, em Novo Hamburgo.

Confira alguns cursos:

Costura de calçados
Confecção de bolsas
Desenho e criação de bolsas
Modelagem e desenvolvimento de bolsas
Modelagem de calçados
Instalações elétricas
Tecnologias e processos aplicados à fabricação de móveis
Técnico em calçado
Técnico de química
Técnico de curtimento
Classificação de peles e couros

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade