Prêmio Ser Educação

Festival de Curtas: protagonismo e inclusão

Confira cada um dos cases reconhecidos na 3ª edição do prêmio

Publicado em: 23/12/2024 10:32
Última atualização: 23/12/2024 10:33

Com empate na categoria, a professora Daiana Castro Borges, da Emeb Vereador João Brizolla, de Novo Hamburgo, também garantiu o reconhecimento na categoria Professor de Ensino Fundamental em Escola Pública da 3ª edição do Prêmio Ser Educação. O reconhecimento foi recebido com o projeto "Festival de Curtas: protagonismo, inovação, inclusão e diversidade", desenvolvido com os alunos da escola municipal hamburguense.


Com o empate, Daiana Castro Borges também conquistou o prêmio Professor de Ensino Fundamental em Escola Pública do 3.º Prêmio Ser Educação Foto: Paulo Pires/GES-Especial

Desde 2023, a iniciativa envolve os estudantes na produção de vídeos, promovendo o protagonismo e a reflexão sobre diversos temas. "Com oficinas, tutorias e recursos da escola, o festival fortalece a autonomia e criatividade dos alunos", salienta, ao antecipar que o projeto segue em 2025.

Para a professora Daiana Castro Braga, o projeto transcende o currículo formal, integrando o "currículo oculto", onde estratégias como obtenção de figurinos e organização das filmagens fortalecem competências para a vida. "As oficinas introdutórias de roteiro, filmagem e edição capacitaram os estudantes, enquanto tutorias com professoras os auxiliaram a criar narrativas autênticas, conectadas às suas vivências", detalha.

Neste ano, inclusive, uma parceria com o Teatro Luz e Cena garantiu que os trabalhos fossem exibidos no Cinemóvel.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas