CAPACITAÇÃO

Educadores precisam pensar a formação para além do aprendizado na faculdade

A capacitação continuada de professores está entre as prioridades do projeto Ser Educação em 2023

Publicado em: 15/02/2023 10:27
Última atualização: 18/11/2024 09:50

Como um dos pilares da quarta edição do projeto Ser Educação, somando-se a empreendedorismo e inovação, está a capacitação dos professores, que remete à necessidade da formação continuada dos educadores para que estes estejam alinhados aos novos rumos da sociedade e ao perfil dos alunos. Pesquisadores e gestores em educação reforçam como relevante para a atividade em sala de aula a capacidade que os professores têm de trabalhar com os alunos para além do curricular tradicional.

Segundo o professor de Ensino Superior do Instituto Ivoti, Jorge Feldens, a atividade docente requer uma abordagem multidisciplinar e dinâmica, atenta aos desafios enfrentados para manter a qualidade da educação nos tempos atuais e em constante transformação. “Entre as habilidades a serem desenvolvidas estão o pensamento crítico, a liderança, a criatividade, a empatia e a mentalidade sistêmica, na qual os conhecimentos se inter-relacionam”, explica o professor do Instituto Ivoti, escola que se destaca na região pela formação de educadores.

Professoras da educação infantil apresentam trabalho no Instituto Ivoti Foto: Divulgação
A secretária de Educação de Novo Hamburgo, Maristela Guasselli, reforça que a formação continuada deve abranger tanto conhecimentos específicos, tais como matemática e alfabetização, como também competências adicionais, como empreendedorismo, educação financeira e robótica. “Aqui no município são oferecidas mais de mil horas de formação continuada a professores e aos demais profissionais das escolas. Essa formação é disponibilizada por uma plataforma on-line na qual o profissional pode se inscrever e fazer os cursos durante o horário de trabalho”, destaca.

Encontro de formação de professores em Novo Hamburgo Foto: Divulgação
A estratégia de capacitação contínua de educadores também é aplicada aos profissionais da rede de ensino de Esteio. Nádia Mahmud, coordenadora da Unidade de Formação Continuada, ressalta que a capacitação desenvolve questões de planejamento estratégico de trabalho, aliando encontros que transitam entre teoria e prática, trocas de experiências e reflexão acerca de situações metodológicas e avaliativas. “São desenvolvidas atividades voltadas para eixos como meio ambiente, corpo e movimento, educação fiscal, robótica, tecnologia, leitura e escrita pautadas em metas a serem construídas junto às instituições de ensino", complementa.

Encontro de formação de professores em Esteio Foto: Divulgação

Palavra de especialistas

"O processo de formação contínua dos professores é relevante por se tratar de um momento de retomada de conceitos. Esses embasam ações que devem ser recorrentes nos espaços escolares. Além disso, valoriza os profissionais, trazendo uma referência positiva em seu trabalho."
Nádia Mahmud, coordenadora de Formação Continuada da Prefeitura de Esteio

"A capacitação continuada dos profissionais é muito necessária na sociedade de hoje. Não basta a formação inicial, os educadores precisam continuar seu aprendizado para acompanhar a evolução da humanidade. É só pela atualização contínua que podemos transformar o mundo.”
Maristela Guasselli, secretária de Educação de Novo Hamburgo

"O professor desempenha papéis importantíssimos para o desenvolvimento das futuras gerações. Por isso é necessário trabalhar para fazer com que os estudantes reflitam sobre a realidade em que vivem, buscando sempre melhorá-la. A resposta está no constante aperfeiçoamento.”
Jorge Feldens, professor de Ensino Superior do Instituto Ivoti

Sobre o projeto Ser Educação

O Ser Educação é uma realização do Grupo Sinos e conta com os parceiros:

Patrocínio máster:
- Conselho Regional dos Técnicos Industriais
(CRT-RS)
- Fundação Escola Superior do Ministério Público
- Fundação Liberato
- Prefeitura de Esteio
- Prefeitura de Novo Hamburgo

Patrocínio:
- Banco Regional de
Desenvolvimento do
Extremo Sul (BRDE)
- Sicredi Pioneira

Apoio:
- Colégio Sinodal
- Instituto Ivoti
- Prefeitura de Campo Bom
- Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac
- Universidade Feevale

Apoio institucional:
- OAB São Leopoldo
- Associação Comercial e Industrial de Novo Hamburgo, Campo Bom, Estância Velha e Dois Irmãos

Para saber as novidades do Ser Educação, acesse o hotsite: gruposinos.com.br/sereducacao

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas