Prêmio Ser Educação

Costura solidária em meio à catástrofe

Confira cada um dos cases reconhecidos na 3ª edição do prêmio

Publicado em: 23/12/2024 10:44
Última atualização: 23/12/2024 10:45

Na categoria Professor de Ensino Médio em Escola Privada, a vencedora foi a professora Géssi Fátima da Silva, do Senac Novo Hamburgo. O reconhecimento integra a terceira edição do Prêmio Ser Educação, desenvolvido pelo Grupo Sinos e entidades parceiras dentro do projeto Ser Educação. Géssi conquistou o primeiro lugar com o projeto "Costura Solidária", desenvolvido com cerca de 60 alunos dos cursos de Corte e Costura. "Foi um projeto social para atender as pessoas impactadas pelas enchentes", detalha.


Géssi Fátima da Silva ficou em primeiro lugar na categoria Professor de Ensino Médio em Escola Privada e recebeu o troféu do CEO do Grupo Sinos, Fernando Gusmão Foto: Paulo Pires/GES

Ela conta que, diante da catástrofe climática de maio, alunas e ex-alunas dos cursos de Moda perceberam uma necessidade identificada nos abrigos: a falta de peças íntimas. "Dessa forma, mobilizamos esforços para confeccionar e doar lingeries, oferecendo dignidade e conforto às pessoas em situação de vulnerabilidade. Com o avanço do projeto, expandimos a produção para incluir peças Plus Size, moletons, pijamas e meias para bebês, ampliando o atendimento a mais pessoas em situação de vulnerabilidade", detalha.

Foram, em média, 15 alunos por oficina, envolvendo inclusive ex-alunos e voluntários da comunidade. "Conseguimos confeccionar mais de 500 peças", emociona-se. Para isso, o projeto contou com a doação de parceiros e o apoio da escola, que disponibilizou o laboratório e os equipamentos necessários para a confecção. "Conseguimos atender de crianças a adultos", comemora.

A professora Géssi Fátima da Silva destaca que, depois do sucesso da iniciativa e do engajamento de tantas pessoas em prol da ideia, o projeto continua. "Expandiu para a confecção de lenços destinados a mulheres em tratamento de quimioterapia, como parte da campanha Outubro Rosa. Com essa iniciativa, mais de 30 mulheres foram beneficiadas, recebendo um gesto de apoio e carinho e afeto", detalha. Além disso, a ideia é seguir também com outras campanhas, como a do inverno e, inclusive, no Natal. "O objetivo é expandir o alcance e impactar cada vez mais pessoas com as peças produzidas, atendendo a diferentes necessidades ao longo do ano", pontua.

Além do apoio da escola e dos alunos, a Costura Solidária contou com a doação de tecidos e materiais feita por inúmeras pessoas, empresas e instituições da cidade.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas