Professora na Escola Estadual Técnica Affonso Wolf, de Dois Irmãos, Richele Moreira Schwartzhaupt ficou em primeiro lugar na categoria Professor de Ensino Médio em Escola Pública na 3ª edição do Prêmio Ser Educação. Capitaneado pelo Grupo Sinos e entidades parceiras, o reconhecimento integra as ações do projeto Ser Educação, que já está no seu quinto ano.
O destaque da educadora foi conquistado com o projeto “Animando Equidade – um manifesto Stop Motion”, desenvolvido com os alunos do 3o Ano, e que trabalhou o combate à discriminação racial. Ao todo, 45 estudantes foram envolvidos na proposta. “O fato de ser uma cidade com colonização alemã faz com que seja necessário trabalhar em sala de aula com outras etnias, mostrando que devemos abraçar as diferenças e que nesse território há pessoas de diversas cores e raças”, detalha Richele.
Ela explica que o assunto foi trabalhado em sala de aula através do stop motion (técnica de animação quadro a quadro), permitindo que os alunos se engajassem no conteúdo. “Estimulando a reflexão crítica através da expressão artística”, pontua.
Para a professora, projetos como esse são fundamentais para a superação do racismo individual e institucional, repercutindo e incentivando outras ações pedagógicas. “O uso do termo ‘Manifesto’ no título mostra o compromisso que estamos assinando de abrir os olhos dos nossos alunos para que eles possam ter um pensamento decolonial”, ressalta.
LEIA TAMBÉM