abc+

Ensino

BOAS PRÁTICAS: Sesc Novo Hamburgo introduz programa de educação alimentar e mais ações

Confira as atividades desenvolvidas pelos parceiros do projeto Ser Educação

Publicado em: 16/08/2024 às 14h:34 Última atualização: 16/08/2024 às 14h:39
Publicidade

O Sesc Novo Hamburgo implementou o “Crescendo com Saúde” em sua instituição educacional no município: a escola Sesc de Ensino Fundamental e Infantil e o projeto Criar Sesc, que atende crianças no turno inverso ao da aula tradicional. O projeto, que é baseado no Guia Alimentar Brasileiro, tem como objetivo promover a saúde e a prática autônoma e voluntária de hábitos alimentares saudáveis, através de ações de educação nutricional direcionada aos alunos, pais, professores e toda a comunidade escolar. Uma das principais diretrizes de trabalho do projeto é seguir o recomendado pelo Guia, adotando alimentos in natura ou minimamente processados, além de priorizar a preparação das refeições ao invés de alimentos ultraprocessados.

Sesc Novo Hamburgo introduz programa de educação alimentar na sua unidade educacional | abc+



Sesc Novo Hamburgo introduz programa de educação alimentar na sua unidade educacional

Foto: Divulgação

Na sala de aula, o projeto trabalha o assunto de diversas formas aliadas ao currículo escolar, como a apresentação de opções saudáveis e a pesquisa da culinária das regiões brasileiras. Fora da sala, acontecem treinamentos com educadores sobre seletividades alimentares e a formação de profissionais da cozinha sobre boas práticas no manejo de alimentos.

“São feitas palestras, tanto para pais quanto para professores, de como melhorar hábitos. Além disso, ocorrem acompanhamentos de casos em que se observa uma tendência para a obesidade e oficinas práticas de culinária”, exemplifica a diretora do Sesc Novo Hamburgo, Miriam Plentz. “O projeto tem como objetivo educar as crianças desde a primeira fase da vida a terem bons hábitos nutricionais, o que estimula transformações em toda a comunidade escolar”, ressalta.

Alunos do Senai criam design para Fábrica Conceito 2025

Anualmente, o Senai participa da Fábrica Conceito, evento realizado dentro da Fimec (Feira Internacional de Couros, Produtos Químicos, Componentes, Máquinas e Equipamentos para Calçados e Curtumes), que ocorre nos pavilhões da Fenac, em Novo Hamburgo.

Para o próximo ano, os alunos dos cursos de aprendizagem industrial foram desafiados à criação e seleção do melhor design de calçado, que será confeccionado durante a edição da Fábrica Conceito na Fimec 2025.
A escolha final do design ocorreu ontem à tarde, no CFP SENAI do Calçado e Logística, através de uma banca de avaliação composta por empresários da região, presidentes de entidades e especialistas convidados.

Para Alexandre Costa, gerente de operações do Senai, este projeto está fortemente alinhado ao objetivo de desenvolvimento dos alunos, fomentando o sentimento de pertencimento e tornando o curso mais atrativo e desafiador. “Nossa intenção sempre foi, e sempre será, formá-los com o intuito de que saiam com mais questionamentos e uma vontade renovada de continuar aprendendo”, destaca.

Grupo de prevenção e enfrentamento ao assédio e a discriminação

O Conselho Regional dos Técnicos Industriais do Rio Grande do Sul (CRT-RS) criou um Grupo de Trabalho para a prevenção e enfrentamento ao assédio e a discriminação no ambiente de trabalho. O grupo surgiu da preocupação da atual gestão em promover boas práticas e conscientizar os funcionários sobre a importância de um ambiente de trabalho saudável e seguro.

A meta do grupo de trabalho é a elaboração de uma política interna de prevenção e enfrentamento ao assédio e discriminação, e está em fase final de elaboração a normativa que vai regulamentar dentro do Conselho quais as práticas não são toleráveis dentro do ambiente de trabalho e quais as consequências a quem assediar ou discriminar um colega de trabalho. Também serão feitas campanhas de esclarecimentos, cartilha orientativa e um canal seguro de denúncias.

O presidente do CRT-RS, Luiz Antonio Castro dos Santos, destaca a importância do grupo. “Uma das principais preocupações da nossa gestão, é oferecer aos colaboradores do Conselho um ambiente profissional salutar que respeite as individualidades e com amplo espaço para a diversidade, por isso criamos esse grupo dedicado a elaboração de políticas e procedimentos internos de boas práticas no ambiente de trabalho”, destaca.

O grupo foi designado pelo presidente Castro, e é feito de forma colaborativa, tendo na sua coordenação a diretora administrativa, Cleusa Maria Machado Cunha, membros da assessoria jurídica e da assessoria de comunicação e marketing.

Feevale promove capacitação gratuita sobre gestão de desastres

Em razão da catástrofe provocada pelas enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul em maio deste ano, a Universidade Feevale promoverá, no dia 27 de agosto, a capacitação Gestão de desastres para gestores públicos e candidatos aos cargos municipais. A atividade é gratuita e acontecerá a partir das 14 horas, no auditório do prédio Azul, localizado no Câmpus 2 (RS-239, 2755, Novo Hamburgo). As vagas são limitadas e os interessados devem se inscrever em https://feev.as/gestao-de-desastres.

A formação tem como objetivo capacitar gestores e candidatos municipais de cidades da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos a respeito de responsabilidades, competências e instrumentos para gerenciamento de riscos e desastres climáticos. O evento é uma realização da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão, do Laboratório de Vulnerabilidades, Riscos e Sociedade (LaVuRS) e do Programa de Pós-Graduação em Qualidade Ambiental da Feevale, em parceria com a Oficina Regional de Defesa Civil do Vale do Paranhana, Região das Hortênsias e Alto Sinos.

Confira a programação

14 horas: abertura

14h15: Competências e estrutura municipais para proteção e defesa civil, com Claudio Rocha, coordenador da Oficina Regional de Defesa Civil do Vale do Paranhana, Região das Hortênsias e Alto Sinos

14h45: Instrumentos de planejamento urbano, com Tiago Balem, professor da Feevale

15h15: Medidas estruturais para a redução de riscos, com Glauber Silveira, professor da Feevale

15h45: Medidas não estruturais e educação em redução do risco de desastres (RRD), com Danielle Martins, professora da Feevale

16h15: Responsabilidade civil, com Haide Hupfer, professora da Feevale

 

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade