Educação
BOAS PRÁTICAS: confira as ações dos parceiros do projeto Ser Educação em dezembro
Mudanças no currículo da graduação da Feevale, parceria da Fundação Liberato com a Polícia Civil/RS e foco na formação integral do ser humano
Última atualização: 22/12/2023 09:50
Feevale aposta na abordagem inovadora para o aprendizado do futuro
A partir do próximo ano, a Universidade Feevale introduzirá inovações nos currículos dos cursos de graduação, visando proporcionar uma formação mais atualizada e conectada aos desafios profissionais. As modalidades Feevale Way e Feevale Way Flex, que compreendem os cursos presenciais, passarão por duas mudanças significativas para colocar o estudante como protagonista de seu aprendizado. A primeira destaca-se na formatação dos currículos por competências, onde o conhecimento é aplicado na resolução de problemas contemporâneos. A segunda é a adoção do formato modular, composto por elementos curriculares que substituem as tradicionais disciplinas, proporcionando uma abordagem mais integrada.
A pró-reitora de Ensino, Angelita Renck Gerhardt, destaca que nos currículos por competências, os módulos são estruturados para desenvolver aptidões específicas, reunindo conhecimentos, habilidades e atitudes, reduzindo a fragmentação do conhecimento e eliminando pré-requisitos entre os componentes curriculares. Os estudantes terão a flexibilidade de cursar de um a três módulos por semestre, dependendo das necessidades e carga horária do curso. A novidade envolve a substituição das disciplinas por componentes curriculares, que incluem atividades presenciais teóricas e práticas, outras a distância na plataforma Feevale +, e as discentes que contemplam estudos individuais, projetos e práticas relacionadas ao curso.
Ela destaca que a carga horária fora da universidade conta para o desenvolvimento do estudante, enriquecendo seu aprendizado, e a aprendizagem por competências e módulos permite o compartilhamento de conhecimentos entre diferentes cursos.
Ensino contempla o conceito do dinamismo e protagonismo
Os currículos Feevale Way e Feevale Way Flex foram projetados para tornar os cursos mais dinâmicos, eliminando componentes totalmente a distância e focando nos encontros presenciais para desenvolver habilidades práticas. “A proposta da Feevale é desenvolver, em seus estudantes, competências capazes de garantir que os egressos tenham os conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias para solucionar problemas no futuro, os quais ainda não existem atualmente, pois as mudanças são cada vez mais rápidas, então as competências precisam ser mais amplas e complexas”, explica Angelita.
O reitor Cleber Prodanov destaca que desde 2018, a instituição busca atualizar e modernizar os currículos: “Nosso objetivo é que os currículos respondam à realidade, por isso os ajustamos conceitualmente e olhamos para o ensino a distância, por exemplo, como uma ferramenta importante para o aprendizado, incluindo novas metodologias e tecnologias. Nosso foco é que o estudante, quando esteja no câmpus, desenvolva cada vez mais as suas competências na prática”, finaliza.
Fundação Liberato firma parceria com a Polícia Civil/RS
Por meio de uma parceria com a Divisão de Transportes e Manutenção da Polícia Civil/RS, o curso Técnico em Manutenção Automotiva da Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha realizou no final do mês de novembro a capacitação Treinamento de Noções Básicas de Manutenção Automotiva para Mulheres. Participaram do encontro 25 policiais, com aulas teóricas no turno da manhã e aulas práticas no período da tarde.
Primeiro Congresso Internacional da Pedagogia Logosófica foca na formação integral
No cenário educacional internacional, o Primeiro Congresso Internacional da Pedagogia Logosófica, realizado nos dias 19 e 20 de maio de 2023, em Belo Horizonte, Minas Gerais, foi um marco significativo ao reunir pensadores, educadores e entusiastas de 21 países para discutir e compartilhar experiências sobre a aplicação da Pedagogia Logosófica nos Colégios Logosóficos da Argentina, Brasil e Uruguai.
Com quase cinco anos desde a sua concepção, o evento atraiu 3.592 participantes, sendo 727 presenciais e 2.865 online. O Brasil, representado por inscritos de 432 municípios e 25 estados, destacou-se como uma presença significativa. Sob o tema central A Pedagogia Logosófica e a formação integral do ser humano, o Congresso proporcionou uma rica programação, incluindo quatro workshops, duas mesas redondas, um painel e a exibição de 120 vídeos que apresentaram experimentos bem-sucedidos da Pedagogia Logosófica com crianças e adolescentes.
O Congresso teve como objetivos a divulgação da Pedagogia Logosófica, evidenciando os resultados do Método Logosófico aplicado à infância e adolescência, e a celebração dos 60 anos dos Colégios Logosóficos no Brasil, com base nos ensinamentos do pensador e educador humanista argentino Carlos Bernardo González Pecotche (Raumsol), criador da ciência Logosofia, Pedagogia Logosófica e da Fundação Logosófica. Ele tinha como missão promover um ensino fundamentado no desenvolvimento integral de aptidões físicas, mentais, morais e espirituais, visando uma humanidade mais consciente de sua responsabilidade em relação à própria vida, sociedade e mundo.
Múltiplas abordagens
O Método Logosófico delineou passos fundamentais, desde o estudo e interpretação de conceitos até a experimentação na vida cotidiana, destacando a importância da observação de si mesmo e da divulgação do conhecimento adquirido. Com temas que abrangeram desde a formação integral do ser humano até a influência do educador na mudança global, o evento ofereceu uma plataforma abrangente para explorar as várias facetas do tema.