Educação
BOAS PRÁTICAS: confira as ações dos parceiros do projeto Ser Educação em abril
Desenvolvimento de meninas na área da tecnologia e inscrições abertas para o EJA, confira
Última atualização: 15/04/2024 16:36
Senac Novo Hamburgo investe em ações de inclusão e diversidade
O Senac Novo Hamburgo tem o orgulho de apresentar alguns dos projetos que realizamos ao longo do ano, muitos dos quais em colaboração com empresas e entidades de Novo Hamburgo e região. Um exemplo recente é o Programa Meninas na TI, uma iniciativa voltada para o desenvolvimento de 15 jovens do sexo feminino para ingressarem no campo da tecnologia.
Em parceria com o Rotary Club Inclusão de Novo Hamburgo, nosso objetivo era claro: capacitar essas jovens e aumentar o índice de empregabilidade feminina em uma das áreas de maior expansão no Brasil, a tecnologia.
Foi com grande satisfação que, ao final do ano de 2023, foi celebrado a formatura dessas talentosas jovens, que receberam seus merecidos certificados como desenvolvedoras web. Essa conquista não apenas honra o compromisso do Senac com a educação e inclusão, mas também marca um passo significativo rumo à igualdade de gênero no mercado de trabalho. “Estamos muito orgulhosos do progresso alcançado e comprometidos em continuar investindo em iniciativas que promovam a diversidade e a inclusão em nossa comunidade”, afirma a diretora do Senac Novo Hamburgo, Patrícia Naressi dos Passos.
Ela ressalta, ainda, a importância da iniciativa para a inclusão de mais meninas no mercado de Tecnologia da Informação. “Ao investir nessas jovens, não apenas estamos formando profissionais qualificadas, mas também estamos construindo um futuro em que a tecnologia reflita verdadeiramente a diversidade e a igualdade”, destaca.
Segunda a estudante Carla Fabiany dos Santos, 17 anos, participar do projeto foi uma oportunidade de explorar o campo da tecnologia e impulsionar o seu crescimento pessoal e profissional. “Durante o curso, também discutimos temas como cidadania, o que nos mostrou a importância da representatividade feminina não apenas na tecnologia, mas em todas as áreas. Essa experiência não só nos fez adquirir conhecimento, mas também abriu portas para novas oportunidades”, pontua.
Sobre o projeto
A iniciativa capacita e inclui no ramo da ciência e tecnologia meninas de 15 a 19 anos, residentes do município e com renda familiar per capita de até dois salários mínimos. Com 216 horas, a formação é dividida em dois módulos. O primeiro consiste em uma oficina de cidadania. Já o segundo é focado no aprendizado de desenvolvimento front-end, lógica de programação, desenvolvimento web front-end e JavaScript.
Escolas de Novo Hamburgo recebem inscrições para Educação de Jovens e Adultos
Em Novo Hamburgo, a Educação de Jovens e Adultos (EJA) surge como uma possibilidade para aqueles que buscam retomar sua jornada educacional e traçar um plano de vida para o futuro. Nessa modalidade de ensino, pessoas a partir dos 15 anos de idade que, por diferentes circunstâncias, não tiveram acesso à educação formal ou não concluíram os estudos encontram uma nova chance de desenvolver conhecimentos e habilidades.
Além de criar um ambiente inclusivo e estimulante, em que os estudantes têm a possibilidade de crescer pessoalmente, expandir sua visão de mundo, estabelecer projetos de vida e transformar suas vidas por meio do conhecimento, a EJA representa melhores oportunidades para a inserção no mundo do trabalho.
Na Rede Municipal de Ensino hamburguense, cinco escolas atendem gratuitamente este público. As inscrições podem ser feitas de forma online, pelo endereço gg.gg/ejanh2024 ou presencialmente nas escolas. As aulas acontecem no período noturno.
Computadores entregues aos estudantes
A partir deste ano, além dos recursos pedagógicos e tecnológicos disponíveis nas escolas, os estudantes da EJA também receberam computadores portáteis para o acesso à plataforma virtual de aprendizagem (AVA) para utilizarem em pesquisas, elaboração de projetos e demais atividades escolares. A Secretaria de Educação (SMED) também promove formações específicas para os professores envolvidos na EJA, garantindo que estejam preparados para utilização das novas tecnologias.