Arquitetura da Feevale desenvolve portfólio de baixo custo para escolas
O projeto desenvolvido para uma escola de educação infantil de Novo Hamburgo deu origem a um material que poderá ser utilizado por outras entidades da região. Em maio deste ano, a escola de Recreação Fazendo e Acontecendo, localizada no bairro Rio Branco, procurou o Centro de Arquitetura e Urbanismo (CAU) da Universidade Feevale com uma necessidade muito específica. A direção precisava de modificações na área da frente do prédio, e utilizou a consultoria do CAU, cujos estagiários Amanda Ada Bauermann e Eduardo Cardoso Dörr, orientados pelos professores Adriana Dutra e Eduardo Schneck, projetaram um novo espaço para a escola.
Elaboradas para trazer soluções sustentáveis na criação de ambientes de recreação para as crianças, de apresentações e de passagem para a comunidade escolar, as propostas, depois de apresentadas à escola, foram reunidas em um documento chamado Portifólio de ideias para recreação em escolas de educação infantil. As ideias, de fácil implementação e de baixo custo, foram desenvolvidas para serem aplicadas a partir de materiais sustentáveis e reciclados.
A intenção é que, a partir de agora, outras escolas interessadas possam utilizar esse portfólio como fonte de ideias para o desenvolvimento de ambientes que necessitem de revitalização. O documento conta com especificações para a criação ou revitalização para seis diferentes ambientes: pista, cortina de macarrão, percurso de pneus, pergolado, bancos e bambolês. As soluções já são apresentadas com as dimensões e sugestões de tipos de materiais e de pintura.
De acordo com a professora do curso de Arquitetura e Urbanismo Adriana Dutra, a criação desse portfólio proporcionou, aos acadêmicos, a experiência de desenvolverem um projeto aplicado, no qual tiveram de buscar soluções para ocupação de espaços externos, aliando baixo custo e fácil implementação. “Para nós, professores, foi uma oportunidade de trabalharmos teoria e prática com nossos estudantes, com condicionantes e demandas reais. O nosso objetivo foi, através dessa experiência, criar um portfólio de soluções que outras escolas possam implantar, qualificando os espaços de brincar das crianças”, explica.
Material gratuito – As escolas interessadas em ter acesso ao portfólio podem entrar em contato com o Centro de Arquitetura e Urbanismo (CAU) da Feevale pelo e-mail cau@feevale.br. O material é gratuito e a equipe do CAU está disponível para esclarecer dúvidas pelo mesmo contato.
Inscrições abertas para ingresso na Fundação Liberato em 2024
Encontram-se abertas as inscrições para o Processo Seletivo de ingresso nos cursos técnicos diurnos da Fundação Liberato em 2024. Os cursos oferecidos são Química, Mecânica, Eletrotécnica e Eletrônica (Ensino médio integrado com o ensino técnico). Para ingressar, o candidato deve ter concluído o Ensino Fundamental e ser aprovado em todas as etapas do processo seletivo. A prova será aplicada no dia 19 de novembro e as inscrições podem ser feitas até 27 de outubro, somente pela Internet. Acesse o edital e outras informações pelo site www.liberato.com.br/processo-seletivo/.
Colégio Sinodal é campeão estadual da Olimpíada de Robótica
O Colégio Sinodal de São Leopoldo é campeão estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) e ainda levou o prêmio de melhor escola privada do Rio Grande do Sul no Nível 2 (que contempla Ensino Médio e Ensino Técnico) pelo desempenho das equipes na competição.
A equipe Gewinner, da Robótica do Sinodal de São Leopoldo, saiu campeã gaúcha da etapa regional que ocorreu no dia 20 de agosto, na Unisinos. Os guris vão representar o RS na etapa nacional da competição, que ocorre em outubro, na Bahia. A equipe é formada pelos alunos do Ensino Médio Lucas Fischer, Arthur Andrade, Arthur Pesi e Theodoro Friedrich. Este é o 6º pódio do time no estadual.
Saiba Mais
O Sinodal levou quatro equipes para competir no Nível 2 e as quatro equipes ficaram entre as TOP 5 do RS.
São elas:
Equipe Gewinner: 1º lugar
Equipe Esgualepado: 2º lugar
Equipe Bergamota: 4º lugar
Equipe Zoio: 5º lugar
Já na competição do Nível 1 – que contempla alunos até o 8º Ano – o Sinodal levou três equipes de alunos do 7º Ano e duas equipes saíram premiadas.
São elas:
Equipe Cusco: 3º lugar
Equipe Formigas: levou o Prêmio Maker de construção do robô. A equipe é formada pela dupla Sara Beilfuss e Alice de Morais Maciel. Esta foi a 1ª vez das gurias na competição.
LEIA TAMBÉM
Nesta etapa regional da competição participaram, ao todo, 54 escolas do RS no Nível 2. Esta é a principal categoria, pois ela é que confere vaga para o nacional e, consequentemente, para o mundial. O Sinodal também levou o prêmio de melhor escola privada do RS pelo desempenho das equipes na competição.