Prêmio Ser Educação
A potência do ensino por meio da pesquisa
Confira cada um dos cases reconhecidos na 3ª edição do prêmio
Última atualização: 23/12/2024 11:03
A diretora da Escola Municipal de Ensino Básico (Emeb) Presidente Getúlio Vargas, de Novo Hamburgo, Aline Rodrigues Vargas, conquistou o troféu de Gestora de Escola Pública na 3ª edição do Prêmio Ser Educação. Realizado pelo Grupo Sinos e entidades parceiras, o reconhecimento integrou as ações do projeto Ser Educação desenvolvidas ao longo deste ano.
A educadora ficou em primeiro lugar com o projeto sobre o ensino através da pesquisa, desenvolvido com os 320 alunos da escola. Para Aline, quando a pesquisa se torna objeto de ensino e aprendizagem, é possível despertar a curiosidade e o interesse pela descoberta do novo. "A cada ano, é possível observar maior engajamento dos estudantes e professores na pretensão de mudarem a realidade em que vivem", afirma.
Como resultado de projetos de pesquisa desenvolvidos pelos alunos foram criados quatro clubes/grupos dentro da escola> o Grupo de Apoio Emocional (GAE), o Clube de Arte, o Clube do Livro e o Coletivo de Meninos. "Este último, por exemplo, surgiu com a pesquisa sobre a educação emocional masculina como uma via para combater a violência", detalha. Já o clube da arte começou com o questionamento sobre o que poderia melhorar a saúde mental, dentro do contexto pós-pandemia. "Muitos estudantes desenvolveram ou agravaram alguma doença mental, como ansiedade ou depressão, e a arte foi muito importante como forma de expressão durante esse período", detalha a gestora.