COMO COMBATER

VOLTA ÀS AULAS: Tem como evitar piolho na cabeça das crianças? Saiba como ocorre a transmissão e quais os tratamentos

Aglomeração de crianças nas escolas unida ao calor favorece a proliferação de piolhos nesta época do ano

Publicado em: 26/02/2024 15:56
Última atualização: 26/02/2024 15:59

As aulas voltaram e, com elas, a aglomeração de crianças nas escolas. Isso, unido ao calor, favorece muito a proliferação de piolhos. Mais comuns durante as épocas de escola, esses insetos podem dificultar a vida das crianças e consequentemente dos pais. Porém, tem como evitar?


As aulas voltaram, assim como a aglomeração, o que aumenta a proliferação de piolhos Foto: Freepik

O que é piolho?

O piolho é uma espécie de ácaro parasitário que sobrevive sugando o sangue humano. A pediculose é causada pela infestação deles no couro cabeludo. Eles normalmente ficam na raiz do calor e põe ovos chamados de lêndeas, segundo o Departamento Científico de Dermatologia da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP).

Como piolho é transmitido?

Geralmente, o piolho é transmitido de uma cabeça para a outra, por meio de contato. A SBP explica que ele também pode acabar viajando por objetos, como chapéus, escovas e acessórios de cabelo. Por exemplo, se uma pessoa tem a pediculose, usa um boné e a segunda coloca ele na cabeça, ela provavelmente também pegará piolho.

Piolho é atraído por cabelos sujos?

Não! Piolhos não são atraídos por cabelos sujos, ou por falta de higiene, afirma o biólogo e pesquisador do Laboratório de Educação em Ambiente e Saúde do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) Júlio Vianna Barbosa, no portal do instituto.

Sintomas causados pelo piolho

Os sintomas causados pelos piolhos é uma coceira intensa na cabeça, lesões e crostas na parte de trás da orelha e da nuca. Dependendo, pode não ter sinais também. “O ato de coçar pode causar lesão no couro cabeludo com risco de infecção bacteriana", afirma a SBP.

Por que piolho coça?

Ter piolhos na cabeça é sinônimo de coceira, mas por quê? O pesquisador da Fiocruz fala que o couro cabeludo coça pois os insetos usam duas substâncias, que estão na saliva deles, para se alimentar. Uma impede que a pessoa sinta dor e a outra é anticoagulante, evitando que o sangue fique coagulado no intestino do piolho.
As duas substâncias juntas no corpo de uma pessoa acabam causando uma reação: a coceira intensa. 

Tem como prevenir os piolhos na cabeça das crianças?

De certa forma, sim. Apesar de não haver uma maneira de fazer com que os piolhos não cheguem até a cabeça das crianças, a melhor forma de prevenção é avaliar todos os dias na procura por lêndeas e dos bichos. Outra forma é evitar o compartilhamento de objetos pessoais, como tocas e pentes.
Se encontrar os piolhos no couro cabeludo, os pais precisam pentear o cabelo para retirá-los e evitar que transmita para outras crianças. Todos que tiverem contato com ela também necessitam passar o pente fino.
“É importante orientar pais e responsáveis para que comuniquem a escola. Não há medicação preventiva ou repelentes. Por isso, cuidado com fórmulas caseiras, pois podem causar intoxicação e lesões”, explicam os pediatras da sociedade.

Qual o tratamento para piolho?

De acordo com Barbosa, o melhor tratamento para os piolhos é o uso do pente fino todos os dias. É importante também se atentar quanto a indicações de produtos caseiros, ou soluções como tinta de cabelo, segundo a SBP.

A melhor forma de passar o pente fino para tirar piolhos

Barbosa explica que a melhor forma de passar o pente fino é:
  • a criança deve estar sentada de costas para o responsável;
  • usar um pano branco nos ombros do pequeno facilita na hora de ver lêndeas e piolhos;
  • uma dica é dividir o cabelo em partes;
  • o pente fino deve ir da base até o final dos fios;
  • um creme de pentear também pode ajudar.

*Fonte: Fiocruz, Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP).

 

Gostou desta matéria? Compartilhe!
CategoriasBrasilSaúde
Matérias Relacionadas