EXERCÍCIO FÍSICO

Veja 4 dicas para quem não é fã de academia e quer se exercitar

Exercícios são importantes para o bem-estar físico e mental, mas não precisam ser feitos na academia

Publicado em: 15/07/2024 16:58
Última atualização: 15/07/2024 16:58

Não é fã de academia, mas queria começar a fazer exercícios? Estar em meio à natureza traz muitos benefícios para a saúde. E o exercício, de forma geral, sem dúvida melhora o bem-estar físico e mental.


Que tal se exercitar ao ar livre? Foto: Freepik

VEJA TAMBÉM: Veja quanto você precisa caminhar para não morrer mais cedo

Juntando as duas coisas, multiplica-se o que os adultos precisam para se manterem saudáveis, segundo Debbie Rhea, professora de cinesiologia na Universidade Cristã do Texas, nos Estados Unidos.

"Precisamos estar ao ar livre. Precisamos estar ativos", diz Rhea. "Se vamos viver vidas longas, é disso que se trata."

Então, a primeira dica é começar a se exercitar ao ar livre. Entretanto, dar início a uma rotina assim pode não ser tão fácil quanto se matricular mais uma vez na academia. Confira como começar:

Veja como:

Comece com o que você gosta

Se você já não pratica atividade física há algum tempo, pense nas atividades que praticava com prazer anos atrás, sugere Connie Sciolino, fundadora do Centro de Treinamento Alpine, no Colorado. A academia treina atletas para esportes de montanha ao ar livre.

As pessoas que gostam de fazer trilhas ou andar de bicicleta esporadicamente devem começar a construir uma base aeróbica fazendo caminhadas ou trajetos cada vez mais longos.

Somente quando estiver confortável com a faixa de 35 a 45 minutos, comece a aumentar a intensidade para melhorar a força, ela explica.

"Se a principal atividade de alguém é a corrida, eu mandaria correr em arquibancadas ou subir e descer escadas", diz. Segundo ela, a pessoa pode levar uma mochila nas costas durante o exercício.

Rhea alertou contra retomar um esporte que você praticava sem preparar o corpo para os movimentos adequados.

"Digamos que eles estejam com 30, 40, 50 anos, e não estejam treinando velocidade, e agora tentem correr a partir dessa base", diz. "Eles provavelmente vão machucar um tendão de Aquiles, ou algo assim, por irem rápido demais."

FIQUE DE OLHO: Sapiranga possui exercícios físicos gratuitos em todos os bairros; saiba como participar

Treine força usando o que está ao redor

Um benefício adicional de se exercitar ao ar livre é que não é necessário comprar equipamentos caros, segundo os treinadores.

Após fazer o aquecimento com sua atividade aeróbica preferida, inclua o treino de força usando seu peso corporal e o que estiver disponível no ambiente à sua volta. Para isso, podem ser usados uma mesa ou uma mureta baixa.

Ao encontrar, apoie as mãos na linha dos ombros para fazer flexões inclinadas. Em seguida, vire de costas, apoie as mãos na mesma superfície, e desça o corpo para fazer mergulhos que trabalham o tríceps.

Para trabalhar as pernas, acrescente agachamentos com os pés afastados na largura dos ombros, olhando para frente e com as costas retas. Faça agachamentos afundo dando passos gigantes e descendo em direção ao espaço entre os seus pés. Para fortalecer a musculatura do abdome, encontre um espaço de grama e faça abdominais.

Comece com oito a dez repetições, ou não mais do que estiver confortável, e acrescente séries com intervalos curtos à medida que se fortalecer. Para um treino mais completo, encontre praças com equipamentos de exercício ao ar livre.

Entenda como manter a motivação até embaixo da chuva

Quando inevitavelmente chover ou o tempo ficar mais frio, é bom ter em mente a velha máxima: não existe mau tempo, só roupas inadequadas. "Se tivermos as roupas adequadas para a temperatura em que estivermos, fica mais fácil sairmos ao ar livre e estarmos ativos quando precisamos", diz Rhea.

Ela sugere investir em uma jaqueta de tecido respirável e um chapéu leve com aba, que possa ser usado em dias de sol ou de chuva.

A treinadora Katie Higginbotham recomenda ter um plano de contingência para condições climáticas adversas. Escolha uma área com superfícies que não fiquem escorregadias quando molhadas, ou algum lugar ao abrigo das árvores, para evitar o bombardeio da chuva.

Nesses dias, ter um parceiro de exercício regular realmente ajuda, diz Higginbotham, que supervisiona o controle de qualidade da TrainFitness, uma empresa privada de treinamento com sede no Reino Unido. "Se você sabe que alguém está esperando por você, é difícil dizer não de última hora", diz.

Por fim, é bom estabelecer uma meta, seja treinar para uma caminhada beneficente de 5 quilômetros, ou um triatlo.

Se você está trabalhando para alguma coisa, isso ajuda a manter a motivação para continuar, diz Sciolino. "Quando esse dia está marcado no seu calendário, você tem que fazer essas coisas ou morrer tentando."

Gostou desta matéria? Compartilhe!
CategoriasBrasilSaúde
Matérias Relacionadas